Você está em: Clikaki »   Variedades » Dicas » Como são classificadas as vias de trânsito

Como são classificadas as vias de trânsito

Trânsito

Saber como classificar uma via é essencial para quem já é motorista e para quem ainda está se habilitando. Saiba aqui como elas são classificadas.

Viar-Urbana

Todo motorista deve ter a minima noção sobre a legislação de trânsito. Por isso ter conhecimento sobre como são classificadas as vias de trânsito é essencial, para que você possa sempre identificar em que via você está transitando e qual a velocidade mínima e máxima dela.

O que são vias?

As vias são superfícies destinadas para o trânsito de veículos, pessoas e animais, compreendendo a pista, calçada, acostamento, ilha e canteiro central.

Classificação de vias

As vias são classificadas de acordo com sua utilização em Vias Urbanas e Vias Rurais.

– Vias Urbanas: Basicamente são as ruas, avenidas ou caminhos abertos destinados à circulação pública, localizadas nas áreas urbanas.

Vias de Trânsito Rápido: São vias com trânsito livre, acessos especiais, sem interseções em nível, sem acessibilidade direta aos lotes lindeiros e sem travessia de pedestres em nível. Muito presente nas grandes cidades, essas vias dão acesso a vários pontos da cidade de maneira rápida, o “Minhocão” da cidade de São Paulo é um exemplo desse tipo de via. Velocidade máxima: 80 km/h.

Via Arterial: Suas principais características são que elas geralmente são controladas por semáforos, tem acesso direto aos lotes lindeiros e vias secundárias, interseções em nível, permitindo assim que o trânsito entre as regiões da cidades. Ou seja, são as avenidas principais da cidade, que podem levar de um bairro até o centro da cidade. Velocidade máxima: 60 km/h.

 Via Coletora: São as vias que coletam e distribuem o trânsito que está entrando ou saindo das vias de trânsito rápido ou arteriais, possibilitando o trânsito dentro da cidade. Velocidade máxima: 50 km/h.

Via Local: São basicamente as ruas simples de bairros, tendo como características  interseções em nível sem semáforos. Velocidade máxima: 30 km/h.

Via-Rural

– Vias Rurais: São as rodovias e estradas que estão localizadas fora das cidades.

Rodovias – Via rural pavimentada. Velocidade máxima: 110 km/h para automóveis, camionetas e motocicletas, 90 km/h para ônibus e micro-ônibus, 80 km/h para os demais veículos.

Estradas – Via rural não pavimentada. Velocidade máxima: 60 km/h.

Obs: A velocidade máxima indicada aqui é válida apenas em vias sem sinalização. A velocidade mínima é a metade da velocidade máxima.

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes

Compartilhe este artigo:

publicidade

Deixe o seu comentário

Siga-nos

Participe

Cadastre-se

Cadastre seu email para receber as últimas novidades

Ofertas