Você está em: Clikaki »   Variedades » Curiosidades » Como se produz a fala

Como se produz a fala

Até que a voz de uma pessoa chegue ao nosso ouvido surge a pergunta: Como se produz a fala?

A voz humana é uma das mais maravilhosas coisas que foram inventadas, a sua versatilidade nunca foi imitada por nenhum outro instrumento criado pelo homem.

Tanto que através da fala uma pessoa pode expressar todos os seus sentimentos e emoções que vão desde as mais bonitas palavras de amor até o maior ódio do coração.

Se uma pessoa treina bem a sua voz ela pode alcançar até três oitavas de notas e cantar as mais belas músicas.

Curiosidade: O recorde de amplitude de voz mais alta, pertence a Georgia Brown, que possui o registro de exatas 8 oitavas (G2 à G10), o que é mais alto do que qualquer nota de piano. – Wikipédia

Mas até que ela chegue ao nosso ouvido surge a pergunta: Como se produz a fala?

Como se produz a fala

Antes de tudo, vamos nos lembrar que o som não é nada mais nada menos do que vibrações do ar.

FalandoTodos os sons vocais saem primeiramente de uma coluna de ar dos pulmões. É um tubo que os liga e que impulsionam o ar para cima, da traquéia para a laringe, que fica bem no meio da garganta. Dentro da laringe existem dois membros mínusculos que ficam de lados opostos e são mais conhecidos como cordas vocais, os principais produtores do som.

Expressando Esses membros abrem e fecham a passagem de ar pela laringe e também não permitem que algum objeto estranho caia para dentro dos pulmões.

Quando respiramos normalmente as cordas vocais não emitem nenhum som. Quando uma pessoa fala, porém, os músculos se movem e as cordas vocais vibram o ar que vem dos pulmões, produzindo o som.

DizendoDaí o som sai da laringe e entra na parte de cima da garganta, a faringe. É na faringe que o som começa a se modelar. Chega então na boca e nas cavidades nazais para produzir harmônicos modificados, ampliados e reforçando o som em si.

Pra terminar e tornar a fala compreensível, o céu da boca, a língua, os lábios, os dentes e o maxilar subdividem essas ondas sonoras, terminando a produção da fala.

Pronto, falei digitei.

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes

Compartilhe este artigo:

publicidade

Deixe o seu comentário

Siga-nos

Participe

Cadastre-se

Cadastre seu email para receber as últimas novidades

Ofertas