Você está em: Clikaki »   Variedades » Curiosidades » Como surgiram os métodos experimentais

Como surgiram os métodos experimentais

Primeiro se duvida de uma afirmação e depois se realizam experiências para verificar se ela está correta.

Como surgiram os métodos experimentais

Não dá pra sair acreditando em tudo que se fala por aí e talvez seja essa uma das razões dos seres humanos serem tão curiosos e fazerem tantas perguntas. ExperimentoA ciência questiona tudo o que está a nossa volta e trabalha com os fatos e as suas explicações. Por isso, podemos muito bem dizer que a ciência é uma maneira de encarar o mundo.

Não dá pra negar que os métodos científicos têm ajudado muito a humanidade a construir mais conhecimento, compreendendo, aplicando e controlando aspectos da natureza. Em outras palavras, os métodos científicos buscam na natureza as repostas para as nossas perguntas e as confirmações de suas hipóteses.

Os cientistas observam determinada ação e nela determinam uma ou várias hipóteses. Por exemplo: Se você soltar dois objetos de massas diferentes (uma bolinha de gude e uma pena) de uma mesma altura, qual chega primeiro no chão? Por muito tempo, a verdade era que o chão era o lugar natural dos objetos pesados. Sem um método experimental adequado, os cientistas da época antiga consideravam que os objetos mais pesados eram os que caiam mais rápido. Porém isso era uma hipótese, isso não era um fato.

Só por volta do ano de 1500 que os cientistas criaram um método experimental, que se transformou na base de todos os métodos científicos usados até os dias de hoje pela ciência. Tudo começou com Galileu Galilei. Foi fazendo perguntas como: “Onde?”, “Quando?” e “Por quê?” Que Galilei pôde estudar a queda dos corpos.

Num belo dia ele resolveu soltar de cima da torre de Pizza uma bolinha de mosquete e uma bala de canhão – 100x mais pesada que a bolinha de mosquete – na mesma altura pra ver qual das duas chegava primeiro ao chão. E adivinha só o que ele descobriu? “Dois corpos, abandonados de uma mesma altura, ao mesmo tempo, chegam junto ao chão, mesmo se tiverem massas diferentes.”

Galilei, usando métodos experimentais provou o contrário ao que foi dito na antiguidade.

É assim que surgem os métodos experimentais científicos: primeiro se duvida de uma afirmação e depois se realizam experiências para verificar se ela está correta. Os métodos experimentais comprovam ou não a veracidade dos fatos e, como a ciência tem que ser exata, esses métodos de: duvidar, experimentar e compreender, sempre devem ser aplicados.

Por isso pra saber se é verdade ou não, duvide.

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes

Compartilhe este artigo:

publicidade

Recomendamos para você

O surgimento dos seres humanos

O surgimento dos seres humanos

Deixe o seu comentário

Siga-nos

Participe

Cadastre-se

Cadastre seu email para receber as últimas novidades

Ofertas