Você está em: Clikaki »   Saúde » Doenças » Conjuntive – Tipos, Sintomas e Tratamentos

Conjuntive – Tipos, Sintomas e Tratamentos

Olhos avermelhados

Existem 3 tipos diferentes de conjuntivite, cada um deles possui seus sintomas e seu tratamento. Entenda mais sobre isso aqui.

O principal sintoma da conjuntivite é o olho avermelhado.

O principal sintoma da conjuntivite é o olho avermelhado.

A conjuntivite é um dos problemas mais comuns que ocorrem nos olhos, seus primeiros sintomas são coceira e vermelhidão, podendo ainda causar inchações e sensação de lacrimejamento. A conjuntivite pode ser causada de diversas maneiras como, por exemplo, por uma reação do olho a produtos de higiene, porém as causas mais comuns são vírus e bactérias.

Existem 3 tipos diferentes de conjuntivite, uma das características marcantes em todas elas, é que o olho afetado fica avermelhado, porém existem outros sintomas que diferenciam uma das outras.

Conjuntivite viral

A conjuntivite viral costuma vir junto com a gripe, nela a pessoa tem a sensação de areia ou corpo estranho nos olhos e um forte lacrimejamento. Esse tipo de conjuntivite pode deixar sequeles na córnea e atrapalha a visão dependendo da gravidade. Na maioria dos casos o paciente demora até duas semanas para melhorar.

Compressas com água fria são indicadas para o tratamento da conjuntivite viral, em alguns casos o uso de colírios lubrificantes também ajudam a minimizar os sintomas.

O colírio é quase sempre indicado para o tratamento da conjuntivite.

O colírio é quase sempre indicado para o tratamento da conjuntivite.

Conjuntivite bacteriana

O diferencial desse tipo de conjuntivite é que a secreção e o inchaço são muito mais intensos e o lacrimejamento é menor. O modo mais comum de pegar a conjuntivite bacteriana é na piscina, quando a água contaminada dela encosta no nosso olho, outra maneira é ao colocar a mão suja no olho. O tempo de duração desse tipo de conjuntivite é menor, em média, uma semana. O tratamento é feito com uso de colírios e antibióticos.

Conjuntivite alérgica

Como o nome já diz, esse tipo de conjuntivite é causada quando seus olhos são expostos a qualquer coisa da qual você é alérgico. A coceira é o sintoma diferencial da conjuntivite alérgica, além disso o inchaço também é maior.
O tempo de duração varia bastante, pois o tratamento irá depender muito da pessoa. A primeira coisa a ser feita é se afastar do agente causador da alergia e em alguns casos é indicado o uso de colírios.

Compartilhe este artigo:

publicidade

Deixe o seu comentário

Siga-nos

Participe

Cadastre-se

Cadastre seu email para receber as últimas novidades

Ofertas