Curiosidades sobre a anaconda

Gostou? Seja +1!

Categoria: Curiosidades
Postado em:
Home » Curiosidades » Curiosidades sobre a anaconda





As menores anacondas chegam a medir no minimo 5 metros.

As menores anacondas chegam a medir no minimo 5 metros.

A anaconda é um dos animais que mais dão medo nas pessoas, principalmente por ela ser uma das maiores espécies de cobra do mundo, apesar de ela ainda possuir muitos segredos, segue abaixo algumas curiosidades sobre esse incrível animal.

Uma curiosidades que poucos sabem é que todas as anacondas não são todas iguais, principalmente quando são de sexos diferentes. A fêmea tem a cabeça maior que a mão de um homem e o focinho grosso parece pequena em comparação a seu corpo. Para se ter uma ideia do quão grande é essa cobra as menores anacondas chegam a ter no minimo 5 metros de cumprimento e 80 quilos. Já algumas anacondas fêmeas encontradas são bem maiores e chegam a pesar cerca de 230 quilos. De acordo com uma pesquisa feita por biólogos os machos não chegam nem perto do tamanho das fêmeas, chegando a ser cinco vezes menores que o tamanho delas. A enorme diferença pode ser assustadora, visto que as anacondas machos parecem filhotes perto das fêmeas. O biólogo Richard Rivas comentou que: ''Vale a pena mencionar que as anacondas não são tão grandes como são vistas no cinema de Hollywood, seu cumprimento máximo é de 9 metros mais também é muito assustador''.

Mais uma curiosidade sobre as anacondas é que se você observar sua cabeça é possível notar que existem listras vermelhas, olhos e narinas com sobre sua cabeça. Isso permite que a cobra possa submergir o corpo e a cabeça deixando apenas os olhos e as narinas um pouco acima da superfície da água como fazem os jacarés. Isso facilita que elas se aproximem da presa enquanto permanecem camufladas.

As anacondas são venenosas?

A anaconda não é venenosa. Para matar ela precisa se enroscar em volta do corpo da pessoa, mas ao contrário do que muitos pensam ela não a esmaga. Quanto mais a vitima se movimenta mais ela aperta até asfixia-la. Sua caça vai além de simples humanos, a anaconda vai a procura de veados, patos entre outros bichos. Existem poucos relatos confiáveis sobre pessoas que foram devoradas por anacondas. Por não mastigarem o alimento, as cobras não tem outra opção a não ser engolir a presa morta inteira para digeri-la com os seus ácidos presentes no seu corpo. Outro fato muito interessante sobre a anaconda é a forma como ela consegue com uma cabeça tão pequena engolir uma pessoa inteira sem mastigá-la. Segundo biólogos ela faz a cabeça caminhar sobre a presa, suas mandíbulas estão frouxamente ligadas a cabeça. Antes de colocar seus dentes na vitima a sua mandíbula inferior cai e escancara.

Dentro desse fator a cobra empurra um lado dela para frente, engancha seus dentes que são voltados para trás e puxa aquele lado da mandíbula e a presa em direção a boca. Depois repete o mesmo procedimento com a mandíbula superior. Com esse movimento alternado a cobra engole a presa, e após bocejar algumas vezes as partes flexíveis da sua cabeça voltam ao seu lugar. A anaconda apenas não se engasga com esse movimento porque sua traqueia é retrátil e fica localizada no assoalho da boca. De forma que a tranqueia se torna um tubo de respiração, podendo respirar um ar fresco enquanto se alimenta. Anacondas também brigam e se torcem quando avistam uma única fêmea para acasalar. E tal disputa pode segundo pesquisadores pode demorar semanas. O porquê isso acontece ainda não foi revelado, mais é curioso saber a inteligência que esses répteis possuem.

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes