Você está em: Clikaki »   Saúde » Verdades sobre o Acne

Verdades sobre o Acne

Descubra tudo sobre acne e a melhor maneira de acabar com os cravos e espinhas.

Acne é uma denominação genética que se dá a várias doenças da pele. A mais conhecida é a acne vulgar, a que habitualmete nos referimos ao falar de acne. A chamada acne rosácea é também uma forma de acne bastante comum.

AcneVeja algumas curiosidades sobre o acne:

O que é acne vulgar?

A acne vulgar, denominada também comum, juvenil, polimorfa ou seborréica, é infecção comum da pele que afeta os jovens de ambos os sexos.

Qual a sua origem?

A hiperatividade do aparelho pilosebáceo ( glândulas sebáceas e folículos pilosos), que produz excesso de gordura ao qual se une um estreitamento dos poros.

Que tipo de lesões produz?

As lesões podem ser diversas, daí o nome de polimorfa. Podem constituir em pequenas manchas vermelhas ou roxas, nódulos ou pequenas pústulas

Como começa?

Costuma iniciar-se com o surgimento de pontos, vulgarmente chamados de pontos pretos.

O que são os pontos pretos?

É a lesão primária da acne. Consiste num depósito de secresão sebácea ( gordura), por células epiteliais que vão obstruindo o orifício do folículo piloso. É do tamanho de um ponto e adquire uma tonalidade preta devido ao contato com o ar. ( E não a sujeira, como se costuma acreditar).

Como evoluiu os pontos pretos?

A obstrução dos folículos piloculos dilata sua boca, produzindo uma inflamação local e um avermelhamento de pele. A inflação pode permanecer estacionária, ou transformar-se em uma cavidade cheia de pus geralmente devido a uma infecção por estafilococos. As pústula, ao se abrir e secar, formam pequenas crostas que, ao caírem, deixam cicatrizes rosadas ou brancas, segundo sejam recentes ou antigas. Pode ocorrer que várias pústulas confluam em uma placa única ou se estendam e originem o surgimento de pequenos abcessos.

Em que zonas do corpo aparecem estas lesões?

Localizam-se no resto, ombros e na parte superior do peito e das costas. Nos adolescentes masculinos as lesões diminuem com o surgimento da barba e do bigode.

Em que tipo de pele se apresenta?

Sobretudo em jovens que têm a pele execessivamente oleosa. No entanto, também se tem observado alguns casos em peles muito secas. Isto se deve porque a secura obstrui o folículo piloso e provoca o surgimento do processo anteriormente descrito.

Afeta exclusivamente os adolescentes?

Iniciando-se na purbedade, seu caráter é crônico, já que pode durar até os 30-32 anos, com uma evolução cíclica de várias etapas. No entanto, em grande número de casos costuma desaparecer antes dos 20 anos.

Por que aparece na puberdade?

Porque se relaciona com o aumento fisiológico dos hormônios sexuais.

As extenções emocionais favorecem seu desenvolvimento?

Mesmo que não, esta provado cientificamente, parece ser que produzem importantes brotejos de acne.

É prejudicial apertar continuamente os pontos pretos?

Sim, pois favorece ainda mais a obstrução do folículo piloso, o qual produz retenção de gordura que aumenta o tamanho do ponto preto. Além do mais, se muito tocados, a infecção cresce e se estende, especialmente se os dedos ou as unhas estiverem sujos.

Os produtos de beleza têm alguma ação nociva sobre a acne?

Nanhuma, se forem de boa qualidade e se utilizados de acordo com o tipo de pele. No entanto, os resíduos da maquiagem, unidos ao pó que se deposita na cútis, a sujeira ambiental e a secreção de gordura da pele, ou sua excessiva secura, podem agravar a acne.

Como deve ser tratada?

Em geral sua cura completa é difícil durante a adolescência. Um tratamento apropriado e constante evitará infecções e lesões profundas que podem deixar marcas permanentes. Em primeiro lugar é importante a dieta, a qual deve ser pobre em gorduras, açúcar e comidas picantes.
Tem-se que evitar o chocolate, os mariscos, nozes e os sorvetes, assim como os derivados de leite, os ovos, a carne de proco e os pastéis em geral. São contraproduzentes os remédios que contém iodos e brometos.

Normalmente se realiza um tratamento local sobre as zonas afetadas mediante a utilização de cremes e loções que contenham enxofre. Recomendam-se compressas quentes para facilitar a extração da gordura, assim como sabões adstringentes de poros, os quais diminuem sua produção. Nos casos mais difíceis se utilizam antibióticos, como as tetraciclinas, assim como um tratamento hormonal à base de estrgêneo. É também indicada a terapia de raios ultra-violetas.

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes

Compartilhe este artigo:

publicidade

Deixe o seu comentário

Siga-nos

Participe

Cadastre-se

Cadastre seu email para receber as últimas novidades

Ofertas