Você está em: Clikaki »   Saúde » Doenças » Dermatite de contato – causas, sintomas e tratamento

Dermatite de contato – causas, sintomas e tratamento

dermatologia

A dermatite de contato é muito comum em crianças pequenas, e podem ser causadas por algum contato com uma substância que é irritativa ou alérgica para a pessoa.

A dermatite de contato é mais comum em crianças.

A dermatite de contato é mais comum em crianças.

Muito comum em crianças pequenas a dermatite de contato é uma reação alérgica na pele que é causada por algum contato com uma substância que é irritativa ou alérgica para a pessoa. Ela pode surgir em qualquer parte do corpo. Sua aparição em crianças é mais comum pelo fato de terem a pele mais sensível e mais suscetível aos ácaros. Além disso, ela não é uma doença contagiosa.

Os adultos não estão livres da dermatite de contato, neles na maioria dos casos ela é causada por algum tipo de reação alérgica a uma determinada substância, como a alergia à produtos de limpeza. Ela pode surgir logo no primeiro contato com a substância, ou após algum tempo de contato. O tempo de duração da doença determina se ela é aguda ou crônica, caso ela dure mais que 6 semanas ela é classificada como aguda e menos de 6 semanas crônica.

Causas da dermatite de contato

Na maioria dos casos a dermatite de contato é causada por substâncias ácidas; materiais alcalinos, como detergentes e sabonetes; solventes e outras substâncias químicas. Ela também pode ser causada por algum produto ou substância que a pessoa é alérgica. O uso frequente de alguma substância como removedor de esmalte por exemplo, pode também causar a doença.

Produtos como loções para barbear, pomadas de enxofre, perfumes, produtos com alcatrão de carvão e sumo da casca do limão, podem causar reação quando a pele é exposta ao sol causando a dermatite de contato, alguns alergênicos transportados pelo ar, como um spray inseticida, também podem ocasionar a doença.

Abaixo uma lista das substâncias que mais causam alergia:

– Algumas plantas como hera, carvalho venenosa ou sumagre venenoso;

– Níquel ou outros metais presentes em bijuterias e relógios;

– Roupas e tecidos sintéticos;

– Detergentes e outros produtos de limpeza;

– Aditivos, conservantes ou corantes alimentares;

– Cosméticos, como perfumes, shampoos, condicionadores, cremes, esmaltes, etc;

Sintomas

Os sintomas variam muito de caso para caso dependendo do agente causador da doença, porém os sintomas mais comuns no local afetado são vermelhidão, coceira, inchaço, surgimento de pequenas bolhas, sensação de dor e queimação, pele seca e áspera, formação de uma crosta espessa e coceira.

A coceira é um dos sintomas da dermatite de contato.

A coceira é um dos sintomas da dermatite de contato.

Tratamento

A primeira coisa a se fazer é lavar bem o local com água fria para eliminar qualquer vestígio do agente causador que pode ter permanecido na pele. Além disso você deve evitar ao máximo a exposição as substâncias e produtos dos quais você é alérgico.

Os produtos mais fundamentais para o tratamento da dermatite de contato são os emolientes e hidratantes, pois ele ajudam umedecer a pele, auxiliando assim a reparação e proteção da cútis.

Em casos mais leves o uso de cremes ou pomadas de corticosteroides podem reduzir a inflamação, mas tome cuidado pois o uso exagerado desse tipo de produto pode fazer com que sua pele se torne dependente dele. Mas, antes de usar qualquer tipo de medicação, procure um dermatologista para que ele possa prescrever os medicamentos corretos para o seu caso.

Como já dito a coceira é um dos sintomas da dermatite de contato, e se feita pode piorar o estado de gravidade da doença, por isso compressas úmidas ou loções secativas podem ser recomendadas para reduzir a vontade de coçar.

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes

Compartilhe este artigo:

publicidade

Deixe o seu comentário

Siga-nos

Participe

Cadastre-se

Cadastre seu email para receber as últimas novidades

Ofertas