Você está em: Clikaki »   Variedades » Curiosidades » Doenças comuns em Cães e Gatos

Doenças comuns em Cães e Gatos

Saiba como evitar e tratar inflamações e infecções que atingem cães e gatos fique alerta para qualquer tipo de reação que seu animalzinho de estimação possa apresentar. Cães Tosse dos canis A tosse dos cães é causada por uma virose e apresenta sintomas como tosse seca, febre alta, falta de apetite e ânsia de vomito. […]

Saiba como evitar e tratar inflamações e infecções que atingem cães e gatos fique alerta para qualquer tipo de reação que seu animalzinho de estimação possa apresentar.

Cães

Tosse dos canis

A tosse dos cães é causada por uma virose e apresenta sintomas como tosse seca, febre alta, falta de apetite e ânsia de vomito. Para tratar esta tosse é recomendado antibiótico. Sabendo que o contágio se da por cães contaminados, para evitar este desconforto em seu cãozinho não permite que ele deite em locais úmidos e nem fique em ambientes que mudanças de temperaturas e lembre-se de deixa-lo longe de cães contaminados.

Gatos

Abscessos

Abscesso é causado por mordidas de outros gatos, os sintomas são, inchaço, febre, dores e pus. O contágio se dá por bactérias da boca do felino. O tratamento para Abscessos são antimicrobianos. Entretanto para evitar possíveis doenças o mais indicado é castrar seu bichinho e impedir que ele transite pela rua, até por que essas mordidas podem transmitir doenças mais graves que podem levar a morte.

Inflamações no ouvido

A inflamação no ouvido do animal pode ser causada por bactérias, fungos ou pela sarna, acarretando alguns sintomas que permitem ao dono do animal detectar rapidamente qualquer tipo de complicação sendo assim coceiras, secreções escuras com mau cheiro, inclinação da cabeça podem ser sintomas de uma inflamação no ouvido.

Esta inflamação pode ser adquirida no contato de um bicho para outro, portanto é necessário proteger bem o ouvidinho de seu animal, entretanto caso o cachorro ou gato já estiverem aparentando tais sintomas procure um médico antes de medica-lo.

Lipidose hepática

Esta doença é causada quando o fígado do animal está sobre carregado devido às reservas de gorduras que vão para o fígado, com isso o animal vai perdendo a fome até o momento que não consegue comer mais. Sintomas como urina escura, fraqueza, são indícios sérios da doença, que se não tratada devidamente pode levar a morte. A Lipidose hepática não é infecciosa e para evitar que os cãezinhos e gatos não a adquiram mantenha-o sempre bem alimentado.  Porém em casos graves é preciso internar rapidamente o animal.

Giardíase

A Giardíase é conhecida por ser uma infecção provocada por um parasita no intestino e no estomago, fácil de ser reconhecida, pois causa sintomas (no caso nos animais) como fezes mole, esverdeada e de cheiro forte e dores de barriga. O contágio se da pelo contato com pessoas contaminadas ou pela ingestão dos parasitas causadores do mal. Para evitar este mal deixe seu animal longe dos agentes de contágio. Para aqueles que carregam a doença o tratamento são remédios antiparasitário.

Dermatofitose

A Dermatofitose é causada por fungos, trazendo sintomas como lesões redondas e sem pelos na região, essas lesões podem coçar ou não, caso seu animal apresente estes sintomas leve ao veterinário para que o tratamento seja feito, e não o deixe em contato com animais ou humanos contaminados.

É possível evitar esta situação cuidando bem do bichano, alimentando-o e secando bem seus pelos após o banho.

Problemas de pele

Quando se fala em problemas de pele que atacam os cães lembra-se sempre de males como sarnas, coceiras e alergias que são as mais conhecidas, porem estes seriam as causas que trazem as reais doenças de pele nos animais.

Queda dos pelos, manchas vermelhas na pele e coceira são sintomas notáveis de alguns destes problemas . Sabe-se que existem dois tipos de sarna, a sarcoptica* e a demodécica**. Já as alergias podem ser causadas por determinados alimentos, por pulgas, grama, mofo, etc.

*Transmissão ocorre com o contato com outros animais contaminados.

**Esta é genética.

O tratamento para estes maus é o banho e vacinas, e para evitar não estresse o animal.

Gastrenterites

O que causa a Gastrenterites são os vírus e bactéria e a intoxicação, ocasionado reações como diarreia seguida ou não de vomito. Para evitar o contágio deve-se tomar cuidado com rações contaminadas e vermes. Uma vez que o animal adquiriu a doença deve se fazer o tratamento com antibióticos. Para evitar esta situação não deixe que seu cão mexa no lixo e de maneira alguma permita que ele ingira ração vencida.

Problemas no trato urinário inferior

Os problemas no trato urinário, não são infecciosos, já que suas causas são de origem alimentar ou genética. Os sintomas para este mal são dificuldades para urinar, dor na barriga, vomito, desidratação e sangue na urina. Se não tratada esta doença pode levar o animal a morte. Portanto cuide bem de seu bichinho de estimação e ofereça a ele agua e alimentos frescos.

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes

Compartilhe este artigo:

publicidade

Deixe o seu comentário

Siga-nos

Participe

Cadastre-se

Cadastre seu email para receber as últimas novidades

Ofertas