Você está em: Clikaki »   Variedades » Curiosidades » É realmente possível a barata viver sem cabeça?

É realmente possível a barata viver sem cabeça?

Imortais?

Além de serem o principal terror das donas de casa, a barata é dura na queda, e simplesmente perder a cabeça não parece ser motivo de tanto preocupação para esse bicho.

A barata consegue sobreviver até 30 dias sem a cabeça

A barata consegue sobreviver até 30 dias sem a cabeça

Por mais estranho que isso possa parecer, é realmente possível uma barata sobreviver após perder a cabeça. Apesar de toda a estranheza que ronda essa fato, a explicação a esse fenômeno é simples: as principais estruturas vitais da barata não estão na cabeça.

Os principais órgãos da barata estão espalhados pelo corpo. O sistema nervoso fica esparramado pelo abdome, enquanto o coração é um vaso que pode ser encontrado ao longo do dorso da barata. Os espiráculos que são uma série de pequenos poros distribuídos pelo corpo são os responsáveis pela respiração desse bicho.

A pressão sanguínea da barata é muito menor que a dos outros mamíferos, por isso ao perder a cabeça ela não perde tanto sangue a ponto de morrer. Por esses motivos a barata consegue viver ‘normalmente’ por até um mês, só não vive mais porque ao perder a cabeça ela acaba perdendo também a boca, com isso ela não consegue se alimentar mais e consequentemente não repõe energia. Enquanto ela tiver energia ela sobrevive, porém assim que a fonte seca ela acaba morrendo de fome.

O medo excessivo de baratas é chamado de Catsaridafobia

O medo excessivo de baratas é chamado de Catsaridafobia

Além da boca, a barata ao ser decepada perde os olhos e o cérebro, mesmo sendo importantes para a orientação do animal, eles podem ser considerados órgão ‘dispensáveis’.

Se você tem pavor de baratas, fique sabendo que sobreviver sem a cabeça não é a única habilidade temerosa dela. Esse bicho consegue resistir a várias chineladas e regenera suas patas arrancadas em poucos dias.

Outro fato curioso sobre as baratas que muita gente conhece é que ela sobrevivem a bombas nucleares, mas fique sabendo que não é bem assim. Para que elas sobrevivam uma hecatombe nuclear, é preciso que estejam em um local longe do centro de ação da bomba, caso contrário morreriam queimadas, para se manterem vivas elas precisaram se esconder em pequenas fendas para escapar da forte radiação.

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes

Compartilhe este artigo:

publicidade

Deixe o seu comentário

Siga-nos

Participe

Cadastre-se

Cadastre seu email para receber as últimas novidades

Ofertas