Você está em: Clikaki »   Saúde » Doenças » Erosão acida tratamento

Erosão acida tratamento

Dentes

Causada pelo ácido presente nos alimentos, a erosão ácida pode trazer problemas sérios aos dentes de não tratada.

O limão é um dos alimentos mais ácidos presentes na nossa alimentação.

O limão é um dos alimentos mais ácidos presentes na nossa alimentação.

Basicamente, a erosão ácida é o enfraquecimento e a perda gradual do esmalte dos dentes, que se não tratada corretamente, trará diversos problemas dentários. Causada pelo consumo diário de ácidos, encontrados em alimentos e bebidas que fazem parte do cardápio do brasileiro, como sucos de frutas, alguns refrigerantes e vinhos. O contato constante desses ácidos nos nossos dentes, faz com que a superfície do esmalte dos dentes se enfraqueça, se tornando mais vulnerável aos efeitos da escovação.

É raro alguém que já tenha ouvido falar da erosão ácida, visto que ela não é fácil de se detectar. Um dos sinais inciais pode ser uma pequena sensibilidade ao ingerir alimentos ou bebidas quentes, geladas ou doces.

Sintomas da erosão ácida

Como já dito o primeiro sintoma é o aumento da sensibilidade do dente, pois com a perda do esmalte a dentina se torna exposta, fazendo com que você sinta uma pontada ao consumir bebidas geladas, quentes ou doces. Outros sintomas são: a descoloração, que faz com que seu dente comece a apresentar uma coloração mais amarelada; dentes arredondados, ásperos e mais transparentes.

Até mesmo dentes aparentemente saúda veis, podem estar com erosão ácida.

Até mesmo dentes aparentemente saúda veis, podem estar sujeitos a erosão ácida.

Como se proteger?

Para a sua alegria, não é necessário evitar alimentos ou bebidas ácidas. Mas, é necessário tomar alguns cuidados. Por exemplo: evite manter alimentos ácidos em sua boca, engolindo-os sempre que estiverem prontos para serem digeridos; procure ingerir bebidas ácidas com a ajuda de uma canudo, isso irá diminuir o contato dos ácidos com seus dentes.

Visto que a perda do esmalte dos dentes é irreversível, o uso de um creme dental diária, feito especificamente para ajudar no fortalecimento do esmalte dos dentes ajuda a combater a erosão ácida, eles geralmente possuem baixa abrasividade e alta disponibilidade de flúor.

Como todos já devem estar “carecas” de saber a melhor maneira de evitar qualquer doença bucal é visitando regularmente o dentista.

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes

Compartilhe este artigo:

publicidade

Deixe o seu comentário

Siga-nos

Participe

Cadastre-se

Cadastre seu email para receber as últimas novidades

Ofertas