Você está em: Clikaki »   Saúde » Esofagite sintomas e recomendações

Esofagite sintomas e recomendações

Inflamação

Inflamação da mucosa que recobre o interior do esofago. Pode vir acompanhada de um estreitamento no interior do conduto (esteonose esofágica).

Um dos principais sintomas da esofagite é a sensação de azia.

Um dos principais sintomas da esofagite é a sensação de azia.

Inflamação da mucosa que recobre o interior do esôfago. Pode vir acompanhada de um estreitamento no interior do conduto (estenose esofágica).

Causas da esofagite

As causas da esofagite são várias. Entre elas podem citar o fluxo ou regurgitação de substâncias ácidas, como o suco gástrico, ou de substancia alcalina como a bile; a hérnia hiatal que facilita a passagem do conteúdo do estomago para o esôfago; os vômitos repetidos devido a uma sobrepressão abdominal como a que ocorre na gravidez; a ação de sondas nasogástrica que se colocam após certas intervenções cirúrgicas; o alcoolismo e a ingestão acidental ou voluntária de substâncias cáusticas.

Sintomas

O paciente acusa excesso de salivação e uma sensação de ardência por detrás do esterno (pirose) que aumenta quando realiza algum movimento e com pressão sobre o abdome. Se a regurgitação chega a boca produz vermelhidão e ardência nos lábios e na cavidade bucal. Quando a esofagite persiste por longo tempo ocasiona também dificuldade e dor a deglutição (disfagia) devido ao estreitamento esofágico; com o aumento da disfagia diminui a sensação de ardência retroesternal. Podem ocorrer hemorragias.

Se a esofagite foi provocada pela ingestão de cáusticos, não se deve provocar o vomito, uma vez que os cáusticos ao passarem novamente pelo esôfago, agravam as lesões já existentes; neste caso, de prognóstico especialmente grave, deve-se procurar com urgência um centro médico. A esofagite devida a outros agentes requer tratamento
médico e uma dieta adequada; quando a reação é inflamatória pode ser necessária a cirurgia.

Recomendações

Recomenda-se a pessoas que sofrem de esofagite que deitem-se depois de transcorridas duas horas da ultimas refeição e que durmam com a cabeceira da cama elevada, afim de evitar possíveis regurgitações acidas do estômago.

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes

Compartilhe este artigo:

publicidade

Deixe o seu comentário

Siga-nos

Participe

Cadastre-se

Cadastre seu email para receber as últimas novidades

Ofertas