Você está em: Clikaki »   Saúde » Herpes simples

Herpes simples

A herpes é uma infecção viral que se caracteriza pelo aparecimento de pequenas vesículas cheias de um líquido claro sobre a pele e membranas mucosas das zonas próximas aos orifícios naturais do organismo... Veja mais sobre a herpes simples.

Herpes

A herpes é uma infecção viral que se caracteriza pelo aparecimento de pequenas vesículas cheias de um líquido claro sobre a pele e membranas mucosas das zonas próximas aos orifícios naturais do organismo. O agente causador pertence ao grupo dos Herpes vírus, do qual se distinguem dois tipos principais: um que ataca a boca e os olhos e outro que afeta os genitais.

A forma mais comum de herpes é o chamado labial recidivante, que pode chegar a afetar as aletas nasais e o mento.

A enfermidade costuma aparecer quando baixam as defesas do organismo as custas de resfriados, menstruação, inflamações, indigestão ou por afecções do tipo pneumonia pneumocócica ou meningite meningocócica.

As manifestações começam com uma ligeira sensação de queimação nos lábios, na conjuntiva, na córnea e nos órgãos genitais, e logo em seguida, aparecem vesículas, pequenas e tensas, que entre 7 a 10 dias após o processo iniciado, começam a secar formando uma crosta amarela: a cura completa ocorre cerca de 3 semanas depois e não deixa cicatrizes.

Essa infecção pode generalizar-se e produzir encefalite herpética, amigdalite, geginoestomative aftrosa hérpética, etc. Existe também uma forma de infecção generalizada que aparece nos recém nascidos especialmente se são prematuros e sua mãe sofre de vulvaginite herpética.

O tratamento médico consiste em aplicar pomada refrescantes ou anestésicas sobre as zonas afetadas, para acalmar a dor que causam as vesículas e evitar as sobreinfecções. Também deve-se tratar as lesões oculares.

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes

Compartilhe este artigo:

publicidade

Deixe o seu comentário

Siga-nos

Participe

Cadastre-se

Cadastre seu email para receber as últimas novidades

Ofertas