Você está em: Clikaki »   Educação » História » História por trás do Taj Mahal

História por trás do Taj Mahal

Amor

Construído pelo imperador Shah Jahan para sua amada, o Taj Mahal é hoje o maior símbolo de amor do mundo.

Taj Mahal

Faxada do Taj Mahal (Foto: Reprodução)

O Taj Mahal é considerado uma das mais importantes construções feitas pelo homem, por trás de suas edificações existe uma impressionante história. Tudo começou quando a Índia era governada pelo imperador mongol Shah Jahan, neste período ela passava por uma grande prosperidade material, o que permitia que pudesse ser construída diversos jardins e edifícios com os seus recursos adquiridos. Como era de costume nos tempos antigos o monarca tinha diversas esposas, isso não era diferente com Shah Jahan, mas existia uma que ele mais amava chamada Aryumand Banu Begam.

Para demonstrar seu amor pela moça ele passou a chamá-la de Mumtaz Mahal, que significa “a eleita do palácio”, mas essa relação chegou ao fim quando Mumtaz morreu, após não resistir ao parto de seu décimo filho. O rei acabou ficando desolado com a perda e ordenou que fosse construído um enorme mausoléu que iria abrigar o corpo de sua esposa e simbolizar o amor dele por ela.

A obra terminou somente 22 anos após a morte de sua esposa e mais de 20 mil operários foram empregados nessa construção. Por fim, o rei deu o nome de Taj Mahal a sua construção, que significa “coroa do lugar”. Foram utilizadas na construção materiais como: pesados blocos de mármore, ametistas persas, safiras do Ceilão, crista e jade chineses, pedra turquesa tibetana e lápis-lazúli do Afeganistão.

Em 1657, cinco anos antes do Taj Mahal ficar pronto o imperador Shah ficou muito doente, e isso acabou lhe custando o seu posto imperial que passou a ser ocupado por seu filho Aurangzeb. A lenda conta que enquanto ele ficou enfermo, ele observava o Taj Mahal e lembrava dos bons momentos que passou com sua esposa. O imperador então veio a falecer 9 anos depois, em 1666, ele foi enterrado ao lado de sua amada. De acordo com alguns historiadores, a construção do Taj Mahal foi um dos principais motivos para o declínio da dominação mongol na Índia.

Taj Mahal por dentro

Interior do Taj Mahal (Foto: Reprodução)

O Taj Mahal sofreu sérios danos no século XIX, devido a depredação feita por oficiais ingleses e algumas rebeliões do povo hindu. Já no século XX, os ingleses restauraram o Taj Mahal e também realizaram um protejo de proteção do monumento. Em 1993, o Taj Mahal passou a ser considerado um patrimônio da humanidade, tornando-o assim um local que todos têm o dever de manter em um bom estado.

Atualmente o Taj Mahal é uma das 7 maravilhas do mundo, e recebe milhares de visitas diariamente de pessoas de todos os cantos da Terra, ele também é considerado o maior símbolo de amor de todos os tempos.

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes

Compartilhe este artigo:

publicidade

Comentários

Xika Silva comentou:

O amor é a razão de uma vida, linda historia

Responder
yrene.santos.54
Yrene Santos comentou:

Muito interessante!

Responder

Deixe o seu comentário

Siga-nos

Participe

Cadastre-se

Cadastre seu email para receber as últimas novidades

Ofertas