Você está em: Clikaki »   Variedades » Dicas » Jogos e brincadeiras para Educação Infantil

Jogos e brincadeiras para Educação Infantil

Brincando e Educando

Criar atividades para alunos pequenos é muito difícil. Veja algumas brincadeiras simples e fácies de fazer que irão os ajudar a aprender brincando.

Brincadeiras de criança

Tente envolver todos os alunos na brincadeira.

Desenvolver atividade em Educação Infantil é muito difícil, pois eles ainda são muito pequenos e ainda não correspondem de forma motora a muitas atividades e como todos sabem é essencial que uma criança pequena brinque e é muito melhor se ela conseguir aprender brincando. As brincadeiras educativas para essa idade geralmente buscam melhorar a habilidade de reconhecer as coisas das crianças como, cheiros, sons e o tato. Abaixo algumas dicas de jogos e brincadeiras que o professor pode realizar com crianças pequenas, tanto na sala de aula como fora dela.

Caixa Surpresa: A proposta dessa brincadeira é que o professor mande para a casa do aluno uma caixa de papelão encapada, e peça para os que pais enviem algum brinquedo para que a criança possa descobrir o que tem dentro dela. Para facilitar o professor irá dar dicas e fazer uma descrição do brinquedo, até que a criança consiga descobrir o que é.

Que som é esse?: Com faixas de tnt preto ou um pano preto, vende os olhos dos alunos e faça barulhos diferentes, utilizando objetos inusitados como latas, brinquedos, copos, etc., e faça com que as crianças identifiquem os mesmos.

Crianças brincando

Escorregador e balanço são boas opções para as crianças

Descubra o objeto: Encape uma caixa qualquer, como uma de tênis, e faça um furo em forma de círculo, com cerca de dez centímetros de diâmetro. Então coloque objetos simples que não possam machucar a mão da criança como: flocos de algodão, bolinhas de gude, tampinhas, etc.. Fale para a criança colocar a mão no buraco e descobrir que objeto esta lá.

Sobra um: Distribua sobre o pátio da escola bambolês de forma que cada criança fique dentro de uma, deixe uma criança fora do bambolê, ao sinal do professor, as crianças devem trocar de bambolê, dessa forma sempre sobrará uma criança fora do bambolê.

De onde vem o cheiro?: O professor deve passar perfume em um paninho e irá o esconder dentro da sala de aula, em um lugar fácil para que as crianças consigam encontrar o pano através do cheiro.

Arremesso: Este é uma brincadeira para ser feita fora de sala de aula, faça uma linha com fita crepe, divida os alunos em 4 grupos ou mais grupos, as crianças deveram arremessar uma garrafinha pet cheia de areia o mais longe que conseguir, ganha o grupo que jogar mais longe, para deixa-la mais didática o professor poderá explicar em sala de aula utilizando um gráfico explicativo

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes

Compartilhe este artigo:

publicidade

Deixe o seu comentário

Siga-nos

Participe

Cadastre-se

Cadastre seu email para receber as últimas novidades

Ofertas