Você está em: Clikaki »   Variedades » Curiosidades » Menopausa, Climatério

Menopausa, Climatério

O climatério ou a menopausa (popularmente conhecido) – mas há diferenças. E um desconforto que as mulheres começam a sentir depois dos quarenta anos. trata-se da diminuição de hormônios sexuais produzidos pelos ovários. A menopausa causa uma especie de calor (fogacho)*, alterações no humor insonia irritabilidade, dores musculares e nas juntas, tontura, osteoporose, fadiga secura vaginal e outros sintomas característicos deste problema. […]

O climatério ou a menopausa (popularmente conhecido) – mas há diferenças. E um desconforto que as mulheres começam a sentir depois dos quarenta anos. trata-se da diminuição de hormônios sexuais produzidos pelos ovários.

A menopausa causa uma especie de calor (fogacho)*, alterações no humor insonia irritabilidade, dores musculares e nas juntas, tontura, osteoporose, fadiga secura vaginal e outros sintomas característicos deste problema.
*ondas de calor.

Mas há uma observação mulheres que praticam atividade física, apresentam menos ondas de calor, e menor chance de perda de massa óssea.

Engorda

Quando a menopausa chega o nível do hormônio feminino estrogênio cai e a mulher começa a engordar . Quando isso acontece ao invés de a gordura ficar acumulada nos quadris e nas pernas vai tudo para a barriga. Para tanto é necessário fazer uma dieta nesta fase já que o ganho de peso repentinamente pode causar doenças como diabetes e complicações cardiovasculares.

 

Diferença entre climatério e menopausa

A menopausa é conhecida como o período em que a mulher para de menstruar, entretanto a menopausa é somente o nome que se da a ultima menstruação da mulher.

climatério é o período longo, que dura anos o qual marca a passagem da fase reprodutiva para a não reprodutiva.

 

Caso a ultima menstruação acontece depois dos 55 anos, a menopausa é considerada tardia para a mulher. porem isso não traz problemas. diferentemente se acontecer antes dos 40 sendo que ela ficara muito tempo sem a proteção do estrogênio (hormônio feminino).

 

Perimenopausa ou pré menopausa é o período anterior a menopausa esse estágio inicia -se por volta dos 40 anos, mas pode começar mais cedo, até mesmo na terceira década de vida

“Mulheres em pré-menopausa devem consumir de 1.000 a 1.200 miligramas de cálcio por dia” (especialistas recomendam).

Quando a última menstruação acontece depois dos 55, a menopausa é considerada tardia. Esse quadro não traz consequências negativas para a mulher.

 

Fase final

O climatério chega ao fim para a mulher quando ela já tem 65 anos neste caso já é considerada idoso não estando mais no climatério.

Outros sintomas

Tristeza, depressão, pele seca, queda de cabelo, falta de lubrificação da vagina secura vaginal, diminuição da libido, sudorese noturna, são mais alguns sintomas

Curiosidade genética

Se a mãe da paciente sofreu de insônia, por exemplo, é provável que ela sofra também.

Hábitos saudáveis

Faça todos os exames anuais consulte sempre seu médico, esteja de olho no controle de glicemia, colesterol,  faça exames como mamografias e exames pélvicos.

Limite o consumo de alimentos industrializados e mantenha uma dieta rica em verduras, legumes e em gorduras saudáveis como a do abacate, do salmão e do azeite de oliva. Consumi-las ajuda a manter os cabelos e a pele saudáveis.

Tente dormir o suficiente, falta de sono em si pode contribuir para a confusão mental e baixa libido, problemas frequentemente associados à menopausa.

Desta forma fique a tento, o climatério traz alguns desconfortos sim, mas podem ser minimizados conforme sua rotina, portanto analise seus hábitos e refaça sua dieta alterando o que é necessário.

 

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes

Compartilhe este artigo:

publicidade

Deixe o seu comentário

Siga-nos

Participe

Cadastre-se

Cadastre seu email para receber as últimas novidades

Ofertas