Você está em: Clikaki »   Educação » História » O homem nos ares

O homem nos ares

aviação

A aeronáutica não foi nem obra da industria nem obra da ciência, foi um milagre!

maquinavoadoradedavinci

Um dos projetos de da Vinci

O homem sonha com a conquista do céu desde o principio de sua história, as máquinas de Leonardo da Vinci são uma mostra de nossa ânsia por tal poder, ademais houveram outros visionários de menor talento que também de certa forma tentaram imaginar o homem voando ao lado dos pássaros.

Os primeiros teóricos estudaram as aves, por isso desenharam máquinas que tentavam reproduzir o bater das asas e os movimentos de um pássaro, estes eram chamados de Ornitópteros. Porém aqueles desenhos e projetos careciam de materiais, motores e conhecimento de aerodinâmica que ainda não existiam na época.

Wright_Flyer_III_above

Avião dos irmãos Wright

O estudo da aerodinâmica se aperfeiçoou nos séculos XVI, XVII,XVIII e XIX graças ao trabalho de brilhantes cientistas como Leonardo da Vinci, Galileu, Huygens, Newton, Bernoulli, Euler, Smeaton e muitos outros. Em 1804 o britânico George Cayley conseguiu voar com um planador com asas fixas e, em 1853 criou um modelo em escala completa que transportou seu relutante empregado no que foi o primeiro voo de planador tripulado que se tem registro.

Jasta_11_DIIIs

Aviões da Primeira Guerra Mundial

Em 1902 os irmãos Wright  construiu seu primeiro planador com asas aperfeiçoadas. por não conseguirem encontrar um fabricante que fizesse um motor leve e forte a gasolina  que cumprisse suas especificações, decidiram fazer eles mesmos.Em 17 de Dezembro de 1903 eles conseguiram por 12 segundos percorrer 37 metros.A tecnologia aeronáutica percorreu passos gigantes depois dos irmãos Wright e do grande sucesso do 14 bis de Santos Dumont.Em 1908, o estadunidense Glenn Hammond percorreu uma distancia superior a 1 km e em 1909 o francês Louis Bleriot  sobrevoo o canal da mancha.

A-formation-of-German-Ju-87-Stuka-dive-bombers-are-flying-over-an-unknown-location-in-this-May-29-1940-photo.-AP-Photo-650x446

Ju 87 Stuka Alemão Feito durante a segunda guerra mundial

Durante a Primeira Guerra Mundial foram feitos importantes avanços no relativo uso do avião e em seu armamento, assim foi como chegamos aos primeiros casas e bombardeiros. Nos anos 20 já tínhamos pilotos sobrevoando continentes inteiros com certa regularidade e em 1927 Charles Lindberg completou o primeiro voo solo ininterrupto através do oceano Atlântico. Na Segunda Guerra Mundial houve avanços consideráveis no quesito  de autonomia, velocidade e resistência do avião, até o final da guerra podíamos voar continentes inteiros com grandes altitudes em pouquíssimo tempo.

Na era moderna viagens de aviões fazem parte de nosso cotidiano, e para saber da importância do voo em nossas vidas e o quão presente pessoas passam sobre nossas cabeças clikaki.

aviao

Viajar desde o Estados Unidos até a China era algo impossível a 90 anos atrás, porém hoje em dia isso acontece regularmente, mesmo que os ataques terroristas de 2001 tenham subido ligeiramente o risco de viajarmos de avião, ainda sim ele é considerado o transporte mais seguro do mundo.

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes

Compartilhe este artigo:

publicidade

Deixe o seu comentário

Siga-nos

Participe

Cadastre-se

Cadastre seu email para receber as últimas novidades

Ofertas