Você está em: Clikaki »   Atualidades » O que aconteceu com os dinossauros que viviam na terra

O que aconteceu com os dinossauros que viviam na terra

O que aconteceu com os dinossauros que viviam na Terra? A extinção dos dinossauros não está devidamente explicada, mas existe uma hipótese

O surgimento dos primeiros répteis

Os répteis surgiram há aproximadamente 300 milhões de anos, na era paleozóica, quando os vertebrados terrestres que dominavam a terra eram os anfíbios, surgidos a cerca de 5 milhões de anos antes. Essa época ficou conhecida como “idade dos anfíbios”.

dinossauroCom o surgimento dos répteis, cada vez mais bem adaptados ao ambiente terrestre os anfíbios passaram a sofrer com a “idade dos répteis”, calculada entre 28 e 144 milhões de anos atrás, já na era mesozóica.

No início da era mesozóica, há cerca de 210 milhões de anos, surgiram os dinossauros, que passaram a dominar o ambiente terrestre, sendo os répteis mais numerosos naquela época. Os dinossauros coexistiram com tartarugas e répteis crocodilianos.

O que aconteceu com os dinossauros que viviam na terra

Os dinossauros, no entanto, foram extintos há aproximadamente 65 milhões de anos, depois de dominarem a fauna do planeta durante cerca de 180 milhões de anos.

A extinção dos dinossauros não está devidamente explicada, mas a hipótese mais aceita é a de queda de um meteorito gigante sobre a Terra, provocando uma imensa nuvem que impediu, por longo tempo, a chegada dos raios solares, responsáveis pelo aquecimento da superfície do planeta e da atmosfera.

A vida deve ter se tornado difícil para os seres vivos em geral, mas os animais de grande porte como os dinossauros, devem ter sofrido mais, pela dificuldade de obtenção de alimento e de energia, esta última ainda mais problemática para animais ectotérmicos, como os dinossauros.

Ainda restam dúvidas, no entanto, se os dinossauros de grande porte eram mesmo ectotérmicos ou se seriam endotérmicos.

meteoro

Os dinossauros eram répteis de vários tamanhos – havia desde os de menos de um metro de comprimento até os gigantescos, com quase 30 metros. Alguns eram carnívoros (geralmente bípedes) e outros eram herbívoros (geralmente quadrúpedes).

Na era dos dinossauros havia também répteis adaptados à vida no mar, como os ictiossauros, e outros possuíam caractéristicas que os permitiam realizar vôos planados, como os pterossauros.

Essas informações foram obtidas a partir da análise do registro fóssil, que inclui não apenas ossos, mas também vestígios como pegadas, fezes e ovos.

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes

Compartilhe este artigo:

publicidade

Comentários

thiago comentou:

muito bom imaginem se hoje ainda existissem os dinoussauros

Responder
milena comentou:

obrigado me ajudou muito

Responder
maria emily comentou:

EU GOSTEI BASTANTE FOI UMA BOA EXPLICAÇAO.
E OLHA QUE O TRABALHO QUE EU QUE ESTOU FAZENDO NAO E PRA MIM,MAS…eu amei saber um pouquinho sobre estas criaturas adoraveis!

Responder
Rodrigo Tota comentou:

Cara, essa explicação é muito interessante…
e eu achava que o meteoro tinha queimado tudo
e provavelmente os dinosauros não se adaptaram ao tempo

Muito bom!

Responder

Deixe o seu comentário

Siga-nos

Participe

Cadastre-se

Cadastre seu email para receber as últimas novidades

Ofertas