Você está em: Clikaki »   Educação » Ciências » O que é bromatologia?

O que é bromatologia?

Alimentação

A bromatologia tem como principal função analisar tudo o que vai a nossa mesa, saiba mais abaixo.

bromatologia

Derivado do termo grego “broma” que significa alimento e “logos” que significa ciência, a bromatologia é portanto uma ciência que tem como principal fonte de estudo os alimentos, ou seja, sua função é analisar os alimentos de forma detalhada, revelando sua composição química, seu valor nutricional, seu valor energético, os efeitos que eles causam ao nosso organismo, suas propriedades físicas e químicas, verificar a existência de elementos tóxicos (mercúrios, chumbo, arsênio, etc.) nos alimentos, se contém aditivos ou outra substância que pode alterar a qualidade do alimento.

A bromatologia é importantíssima para a humanidade, visto que ela analisa de forma minuciosa os alimentos, protegendo assim a saúde do consumidor evitando que ele se alimente inadequadamente. Essas análises são feitas por profissionais da área, que recebem treinamento em laboratórios da indústria alimentar e institutos relacionados com a nutrição. Os alimentos podem ser analisados de duas maneiras, a escolha do método que será utilizado depende do produto. A primeira maneira é através de métodos convencionais, onde não é necessário o uso de nenhum equipamento sofisticado, somente vidrarias e reagentes. Já a segunda maneira utiliza métodos instrumentais que necessitam da ajuda de equipamentos sofisticados para fazer uma análise detalhada.

Outro dever da bromatologia é classificar os alimentos em:

Alimento Adulterado: Esse tipo de alimento é geralmente, impuro, impróprio ou nocivo a saúde. A adulteração de alimentos de acordo com a Lei Federal 9.677/98 é configurada como crime hediondo contra a saúde pública.

Alimento Alterado: São os alimentos que tiveram sua composição química e suas características organolépticas alteradas por processos físicos, químicos ou microbianos, que podem ocorrer durante a sua fabricação, conservação ou transporte.

Alimento Contaminado: Os alimentos desse grupo sofreram algum tipo de contaminação através de germes patogênicos ou substâncias químicas, que podem causar doenças ou infecções.

Alimento Falsificado: São alimentos elaborados que tem como finalidade copiar a aparência e características gerais de algum alimento legítimo, e se denominam como tal, entretanto não é o que parece.

Alimento Genuíno: É o alimento saudável próprio para o consumo, ele não deve conter nenhum tipo de substância não autorizada e cumprir as especificações regulamentarias.

Compartilhe este artigo:

publicidade

Deixe o seu comentário

Siga-nos

Participe

Cadastre-se

Cadastre seu email para receber as últimas novidades

Ofertas