Você está em: Clikaki »   Educação » Português » O que é ditongo, tritongo e hiato

O que é ditongo, tritongo e hiato

Silabas

Por ser muito complexa a linguá portuguesa tem diversas divisões e uma delas são os encontros vocálicos, do qual faz parte o ditongo, o tritongo e o hiato.

Ditongo, tritongo e hiato são ligações de vogais e semivogais.

Ditongo, tritongo e hiato são ligações de vogais e semivogais.

A língua portuguesa é muito complexa e dentro dela existem diversas divisões gramáticas para que nós possamos entendê-la mais facilmente e praticá-la da maneira correta, na hora de escrever, ler e falar.

Uma dessas divisões são os encontros vocálicos, eles são compreendidos como a ligação de vogais e semivogais sem a presença de consoantes intermediárias, ou seja, se trata de palavras nas quais é possível ver a reunião de uma vogal mais semivogal – ou vice-versa. Para essas palavras existem três tipos de classificações diferentes, sendo eles: o ditongo, o tritongo e o hiato. Entenda abaixo as suas características e quais palavras se encaixam em cada um deles.

Ditongo

Basicamente o ditongo acontece quando está presente na mesma palavra duas vogais unidas na mesma sílaba, como por exemplo, na palavra boi, nela é possível ver que as vogais E e I estão juntas na mesma sílaba. Os ditongos também são separados em grupos: crescentes, decrescentes, orais e nasais.

  • Decrescentes – Ocorre quando a primeira vogal da palavra contém o som mais forte, na maioria das vezes composta pelas vogais I e U. Exemplo: fui – na pronunciação é possível notar que o som dela decai com a vogal I.
  • Crescentes – Ao contrario das decrescentes, os ditongos crescentes acontecem quando a segunda vogal possui o som mais forte, normalmente constituídos pelas vogais A e E. Exemplo: sé-rie – é possível perceber que na pronuncia da palavra o som aumenta de timbre com a vogal E.
  • Nasal- São as palavra que ao serem pronunciadas sofrem o processo de nasalização, que é o uso da boca e nariz juntos. Exemplo: mãe – ao falar as vogais ÃE, você consegue perceber que o som sai tanto pela boca quanto pelo nariz.
  • Oral – São as palavra que são pronunciadas apenas pela boca. Exemplo: gló-ria – a pronuncia ocorre apenas pelos canais da voz.

Hiato

Acontece quando ocorre um encontro de vogais ou semivogais em sílabas separadas. Exemplo: hi-a-to – nesse caso as vogais I e A são de ordem gramatical separadas, formando assim um hiato.

Tritongo

Ocorre quando estão presentes três vogas em uma mesma sílaba, podendo ser divididos em oral e nasal. Exemplo: U-ru-guai – as vogais UAI estão juntas, e são pronunciadas da maneira oral, já no caso de sa-guão o som produzido é nasal.

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes

Compartilhe este artigo:

publicidade

Deixe o seu comentário

Siga-nos

Participe

Cadastre-se

Cadastre seu email para receber as últimas novidades

Ofertas