Você está em: Clikaki »   Atualidades » Economia » O que é inflação e como ela é causada

O que é inflação e como ela é causada

Juros

A inflação é um problema mundial, apesar dos governos tentarem evitá-la é praticamente impossível não sofrer as suas consequências.

causas da inflação

A inflação é um grande problema principalmente para o consumidor de baixa renda

Basicamente a inflação é quando o preço de todos os produtos crescem juntos e de maneira persistente. Mas não se engane, pois se apenas alguns preços aumentam, enquanto os outros se mantém no mesmo nível, isso não pode ser considerado como inflação. Um dos exemplos mais atuais foi o do aumento de preço do tomate, que ficou mais caro e aumentou o preço de outros produtos que tinham o tomate como ingrediente, porém por não aumentar o preço de todos os produtos, esse aumento não foi considerado uma inflação.

Não é considerado inflação também quando os preços de todos os produtos aumentam em um determinado mês, mas logo em seguida já se estabelecem, só é considerado inflação quando o aumento é constante e generalizado. A inflação traz diversos prejuízos ao consumidor, pois ela aumenta o preço de produtos, mas não aumenta o salário, isso faz com que haja uma perda de poder de compra da população.

Como a inflação é calculada

Existem diversos meios para calcular a inflação, cada uma deles aponta um índice “diferente”, pois a inflação não atinge todos da mesma maneira, por exemplo, quem tem carro irá sentir mais no bolso o preço do aumento da gasolina, mas os quem não tem nem ao menos irão notar o aumento e não fará diferença nenhuma na sua folha de despesas.

Por isso, são feitos diferentes índices que são usados nos cálculos como: faixas de renda diferentes, regiões diferentes, itens diferentes e até períodos diferentes. Existem 6 tipos diferentes de índices, que são: IGP-DI, IGP-M, IPCA, INPC, IPC-S e IPC – Fipe. Na maioria das vezes no mundo todo, a forma mais utilizada para se calcular a inflação é o preço no varejo, utilizando o IPC – Índice de preços ao consumidor.

inflação

A economia mundial é algo muito sensível qualquer queda pode levar a um problema mundial

Motivos da inflação

Na maioria das vezes tudo começa quando o governo aumenta a taxa de impostos para cobrir despesas, isso acaba sendo repassado para os consumidores através do aumento de preços dos serviços e produtos finais. Também pode acontecer quando o governo “imprime” mais dinheiro para pagar contas, devido a esse aumento de volume de dinheiro a oferta de bens e serviços à venda aumenta, ou seja, com mais dinheiro mais os preços sobem. Outra causa comum é o excesso de demanda, isso ocorre quando tem muita gente querendo comprar e não tem produto suficiente para todos. Existem também problemas de inflação que podem ser causados por distúrbios políticos, por exemplo, se acontece uma guerra no Oriente Médio, o preço do petróleo irá cresce e vai ter inflação.

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes

Compartilhe este artigo:

publicidade

Deixe o seu comentário

Siga-nos

Participe

Cadastre-se

Cadastre seu email para receber as últimas novidades

Ofertas