Você está em: Clikaki »   Educação » Geografia » O que é inversão térmica?

O que é inversão térmica?

Fenômeno

A inversão térmica é um fenômeno natural muito comum nos grandes centros urbanos, que pode causar problemas a nossa saúde, saiba mais aqui.

Inversão térmica no Rio de Janeiro.

Inversão térmica no Rio de Janeiro.

Muito comum nos grandes centros urbanos industrializados, principalmente em áreas cercadas por serras ou montanhas, a inversão térmica é um fenômeno atmosférico que impede que o ar frio (mais denso) circule por uma camada de ar quente (menos denso), causando assim uma alteração na temperatura. Por se tratar de um fenômeno natural, a inversão térmica também pode ocorrer em zonas rurais e com baixo grau de industrialização.

inversao-termica

Dia normal e dia com inversão térmica.

Um dos problemas da inversão térmica é que a camada de ar fria acaba ficando “presa” nas regiões próximas à solo terrestre, fazendo com que haja uma grande concentração de poluentes, pois o ar poluído não consegue sair. A dificuldade em dispersar esses poluentes, acaba formando uma camada de cor cinza, oriunda dos gases emitidos pelas indústrias, automóveis, etc.

Apesar de poder ocorrer em qualquer estação do ano, a inversão térmica é muito mais comum e intensa durante o inverno, visto que o ar próximo à superfície fica mais frio que o da camada superior, devido a perda de calor. Além disso, as chuvas ocorrem com menos frequência nessa estação, dificultando ainda mais a dispersão dos gases poluentes.

Danos a saúde

Por potencializar a poluição do ar, esse fenômeno natural nos afeta diretamente, podendo causar problemas como: asma, bronquite, irritação nos olhos e outros doenças respiratórias.

Por ser tratar de um fenômeno natural é impossível de impedi-lo, mas para que ele não cause problemas a nossa saúde é necessário que os governos adotem políticas ambientais mais eficientes, que busquem diminuir o nível de poluição do ar nas grandes cidades. Algumas medidas já estão começando a ser implantadas, como a substituição de combustíveis fósseis por biocombustíveis ou energia elétrica.

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes

Compartilhe este artigo:

publicidade

Deixe o seu comentário

Siga-nos

Participe

Cadastre-se

Cadastre seu email para receber as últimas novidades

Ofertas