Você está em: Clikaki »   Educação » O que é o bioma Pampa

O que é o bioma Pampa

Também conhecido como campos sulinos ou campos do sul o pampa fica localizado no Rio Grande do Sul, é um bioma que se caracteriza pela vegetação rasteira... Veja mais sobre o pampa.

O que é o bioma Pampa

Também conhecido como campos sulinos ou campos do sul o pampa fica Bioma Pampalocalizado no Rio Grande do Sul, é um bioma que se caracteriza pela vegetação rasteira, suas árvores são normalmente encontradas próximas a cursos d’água, este bioma tem grande participação na preservação da biodiversidade.

Ele abrange cerca de 63% do território gaúcho, estende-se também pelo Uruguai, pela Argentina e por Buenos Aires. Na região brasileira existe cerca de três mil espécies de plantas, no Sul do pampa já foram encontrados mais de 120 espécies de mamíferos, 476 de aves e 50 de plantas.

No grupo dos mamíferos podemos citar como exemplo alguns animais como: O gato do pampa e a preguiça de coleira. Entre as aves podemos citar cisne-de-pescoço-preto, o marreco e a coruja buraqueira.

Dos peixes, o lambri-listrado, o tambota e o surubim, e répteis como a tartaruga-verde-e-amarela. Seu clima é subtropical, ou seja, no inverno suas temperaturas podem ficar abaixo de 0ºC e no verão podem chegar a 35°C.

Entre os rios os mais importantes são os rios Santa Maria, o Jacuí entre outros, este bioma é composto por duas bacias hidrográficas, costeira do sul e rio da prata, no pampa os solos são férteis e muito utilizados para atividades agrícolas.

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes

Compartilhe este artigo:

publicidade

Deixe o seu comentário

Siga-nos

Participe

Cadastre-se

Cadastre seu email para receber as últimas novidades

Ofertas