Você está em: Clikaki »   Saúde » O que é ortodontia

Data de publicadaPublicado em Autor Por: Matheus

O que é ortodontia

A ortodontia é um ramo da odontologia que se ocupa da correção e prevenção de anomalias dentais e das deformidades dos maxilares e da face. Por sua finalidade, costumam distinguir-se de três segmentos da ortodontia: a ortodontia preventiva, a corretiva e a interceptiva... Veja mais sobre a ortodontia e seus ramos.

Ortodontia

A ortodontia é um ramo da odontologia que se ocupa da correção e prevenção de anomalias dentais e das deformidades dos maxilares e da face. Por sua finalidade, costumam distinguir-se de três segmentos da ortodontia: a ortodontia preventiva, a corretiva e a interceptiva.

A ortodontia preventiva tem como objetivo manter a integridade da dentição. Compreende a cura das cáries, com o intuito de evitar extrações desnecessárias que podem modificar a dimensão da arcada maxilar, e no oportuno reconhecimento dos maus hábitos bucais, que podem dificultar o normal desenvolvimento dos maxilares e dos dentes.

A ortodontia corretiva tem como finalidade o tratamento de má oclusão por meio de procedimentos técnicos que resolvam o problema e suas possíveis sequelas. Normalmente pratica-se mediante aparelhos mecânicos de expansão ou redução. A correção mecânica das partes mal orientadas deve ser iniciada por volta dos 8 anos.

A ortodontia interceptiva deve levar-se a cabo quando existe uma anormalidade na posição ou no fechamento das peças dentárias que não pode ser resolvida por outros meios. Neste casos reduz-se a má formação por meio de intervenções cirpurgicas ou realiza-se a extração de algum dente para que os demais se ajustem.

Avalie e compartilhe este artigo:

O que é ortodontia
0 votos, média de votos: 0.00 (pontuação: 0%)

Deixe o seu comentário


Anuncie no site | Google + | Direitos Autoriais | Políticas de privacidade |