O que foi a Santa Inquisição resumo

Gostou? Seja +1!

Categoria: História
Postado em:
Home » História » O que foi a Santa Inquisição resumo





Inquisicao

Basicamente a Inquisição, ou Santa Inquisição foi um tribunal religioso criado na Idade Média durante o século XVIII que julgava pessoas que iam contra os princípios pregados pela Igreja Católica. Seu fundador foi o Papa Gregório IX, naquela época muitas pessoas foram queimadas em praças publicas por serem julgadas como hereges - praticante de heresias; doutrinas ou práticas contrárias as da Igreja Católica. Pessoas que praticavam atos de bruxaria, ou simplesmente participam de outro religião que não era o catolicismo também eram mandados para a fogueira.

Essa não foi a primeira vez que a Igreja Católica perseguiu os hereges. Durante o século XII foi realizada a Cruzada Albigense a mando do Papa Inocêncio III, que massacrou com os "hereges do sul da França", que protestavam contra as riquezas da Igreja e desejavam a volta dela as origens. Alguns anos depois, mais precisamente em 1252, o que já estava ruim, piorou ainda mais, devido a publicação de um documento feita pelo Papa Inocêncio IV chamado "Ad Exstirpanda", que autorizava o uso da tortura para converter os protestantes. Muitos papas seguintes continuaram a renovar o documento, o que permitia que a Igreja continuasse a sua perseguição.

Naquela época o poder da Igreja estava quase que totalmente ligado ao do estado, o que causava medo até mesmo aos soberanos e nobres de serem julgados pelo Tribunal, que muitas vezes eram obrigados a serem condizentes. Além disso, o Tribunal era bastante rigoroso quanto à condenação. Bastavam apenas duas testemunhas como prova, e o réu não tinha direto e defesa e nem de saber o por que da condenação.

Muitas pessoas que até hoje são conhecidas por derem deixado seus nomes marcados na história sofreram perseguições, como Galileu Galilei, após afirmar suas teorias de que a terra girava em torno do sol e não o contrário, porém ele acabou conseguindo escapar sem nenhuma implicação. Já Giordano Bruno, considerado por muitos o pai da filosofia moderna, e Joana D'Arc, que se dizia ser uma enviada de Deus para libertar a França, acabaram condenados e mortos pelo Tribunal.

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes