Você está em: Clikaki »   Educação » O reino dos Francos

O reino dos Francos

A Dinastia Merovíngia, A Dinastia Carolíngia, Pepino, o Breve, os cabeludos, os preguiçosos, a batalha de Poitiers.

O Reino dos Francos se destacaram por serem os unicos a se estruturar e a expandir-se, durante o processo de invasão do império Romano. Ocupavam o norte da Gália.

Duas dinastias se destacaram nesse processo de expansão e crescimento: a Dinastia Merovíngia e a Dinastia Carolíngia.

A Dinastia Merovíngia

Clóvis (481 a 511). O maior rei da dinastia merovíngia, fundada por Meroveu, foi Clóvis, o fundador da monarquia franca. Lutou contra os alamanos e os derrotou na batalha de Tolbiac, o que concorreu para a unificação das tribos francas.

• Clóvis depois da batalha de Tolbiac, por influencia de sua esposa Clotilde, cristã ortodoxa, e visando ao apoio da Igreja para as suas conquistas, Converteu-se ao Cristianismo. Foi batizado em Remis, pelo bispo Remígio. Morreu em 511.

Os reis cabeludos. Os sucessores de Clóvis foram denominados cabeludos, porque usavam uma cabeleira comprida, símbolo de sua alta dignidade e do vigor do seu governo. O melhor rei cabeludo foi Dagoberto (628 a 638), que procedeu à revisão da “Lei Sálica”, código dos francos sálios, que, num dos seus artigos, excluía as mulheres da sucessão das terras sálicas.

Os reis preguiçosos. Foram sucessores dos cabeludos. Débeis, abandonaram o governo aos “Prefeitos do Palácio” que, apoiados pelos nobres, usurparam o poder.

Os prefeitos do palácio. Os mais notáveis foram: Pepino de Heristal, Carlos Martel e Pepino, o Breve. Carlos Martel deteve os árabes na batalha de Poitiers em 732.

A Dinastia Carolíngia

Pepino, o Breve. Depôs o rei Childerico III e tornou-se rei, com o consentimento do Papa Zacarias e ungido pelo Papa Estevão II. Combateu os lombardos.

O “patrimônio de São Pedro”. Teve origem quando o rei Pepino, o Breve, colocou as chaves das cidades conquistadas aos lombardos, sobre o túmulo de São Pedro, juntamente com um documento assegurando ao papa e aos seus sucessores o domínio das terras conquistadas.

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes

Compartilhe este artigo:

publicidade

Deixe o seu comentário

Siga-nos

Participe

Cadastre-se

Cadastre seu email para receber as últimas novidades

Ofertas