Você está em: Clikaki »   Variedades » Curiosidades » Os celulares podem causar câncer?

Os celulares podem causar câncer?

Numa escalada de risco, o celular está na posição 2b, que indica que apesar de não existirem evidências suficientes, também não se pode descartar o risco.

A maioria dos aparelhos eletrônicos que temos a nossa volta emite radiação. Estamos cercados dela e não podemos fugir, afinal,  uma das maiores fontes radioativas nos ilumina todos os dias: o Sol.

O excesso a sua exposição pode trazer desde mudanças na composição sanguínea até danos ao sistema nervoso central, levando o paciente a morte. Se expor demais a radiação também aumenta o risco de câncer.

Recentemente, cientistas ligados a Organização Mundial da Saúde descobriram que o celular possui uma ligação com o surgimento de alguns tipos de câncer, para quem faz seu uso mais de trinta minutos por dia, por mais de 10 anos.

Isso acontece porque os celulares utilizam ondas eletromagnéticas não-ionizantes, que apesar de não alterar a estrutura dos átomos, os agita e produz calor. Os cientistas desconhecem ainda os efeitos que essas ondas podem causar no corpo humano. Mas, ao usar o aparelho celular perto do ouvido, fica evidente que as células que estão ali perto receberão grande quantidade de células eletromagnéticas de alta freqüência, muito parecidas com as do microondas, por exemplo. O campo magnético do celular influenciará na atividade elétrica do cérebro, aumentando também a temperatura local.

Apesar desses fatos, a hipótese de que o uso constante celular é uma das causas do câncer ainda não pode ser comprovada cientificamente. Além do mais, a quantidade de radiação dos celulares é regulada em lei. Porém, um fato chamou a atenção: Os celulares mais antigos transmitem bem menos radiação do que os celulares mais novos.

Numa escalada de risco, o celular está na posição 2b, que indica que apesar de não existirem evidências suficientes, também não se pode descartar o risco, diferente do cigarro e do amianto que ocupam a posição 1, onde foram comprovados que o seu uso causa câncer.

Se você ficou com um pé atrás nesse assunto, que tal algumas dicas para se previnir da radiação do celular?

– Celulares mais novos vem com fone de ouvido, use.
– Procure não dormir junto com o celular
– Crianças tem o crânio mais fino, não deixe-as usar o celular muito tempo.
– Sempre que puder, envie mensagens de texto ao invés de ligações. É mais barato e mantem o celular longe da sua cabeça.
– Ao invés de carregar o celular no bolso ou pendurado no cinto, transporte-o numa mochila ou bolsa.

Isso é precaução. O único lugar onde o celular comprovadamente traz risco a sua saúde é no transito. Portanto, desligue-o ao dirigir.

Os celulares podem causar câncer?

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes

Compartilhe este artigo:

publicidade

Deixe o seu comentário

Siga-nos

Participe

Cadastre-se

Cadastre seu email para receber as últimas novidades

Ofertas