Você está em: Clikaki »   Educação » Os mapas, projeções, escalas e legendas

Data de publicada Publicado em Autor Por: admin

Os mapas, projeções, escalas e legendas

Saiba a diferença entre mapas, projeções escalas e legendas, quando usá-las e como interpretá-las.

Saiba a diferença entre mapas, projeções escalas e legendas, quando usá-las e como interpretá-las.

Os mapas

Mapa

Os mapas, cartas ou cartogramas são representações gráficas da superfície da Terra ou de algo que ocorre sobre ela. A ciência ou arte que elabora os mapas é a cartografia.

Os mapas podem representar aspectos físicos como relevo (mapa hipsométrico), solo (mapa pedológico), climas (mapa climatológico), entre outros. Podem também representar aspectos humanos, como ocupação (mapa de uso do solo), distribuição da população (mapa demográfico), divisões de territórios federais, estaduais e municipais (mapa político), etc…

Projeções

Projeção

As projeções cartográficas são maneiras de representar a Terra, que é esférica, em um plano. Isso é muito difícil e não existem mapas que apresentam um nível de precisão igual ao da realidade, ou seja, todos os mapas apresentam distorções na forma ou na área do objeto cartografado. Se você observar um mapa mundi comum, que em geral usa a projeção Mercator, verá que a Groelândia é representada quase do mesmo tamanho do Brasil ou da Austrália o que não condiz com a realidade. Existem muitas projeções diferentes; a mais utilizada é no mundo é a projeção universal transversa de Mercator.

Escalas

Escalas

As escalas representam quantas vezes a realidade foi reduzida até chegar ao tamanho grafado no mapa. Geralmente as escalas são numéricas, indicando a razão da redução. Por exemplo: 1:2.000, indica que o desenho do mapa é duas mil vezes menor que a realidade; ou escalas gráficas para serem utilizadas com o auxilio de uma régua, indicam que um centímetro do mapa equivale a x quilômetros na realidade.

Legendas

Legendas

As legendas são quadros explicativos que mostram o que cada símbolo do mapa representa. A orientação de um ponto cardeal serve para direcionar o mapa, saber o que, por exemplo, está a sua ou a leste. Geralmente utilizasse o norte para orientar um mapa.

Avalie e compartilhe este artigo:

Os mapas, projeções, escalas e legendas
0 votos, média de votos: 0.00 (pontuação: 0%)

Comentários

Perfil
samantha comentou:

legal eu to usando esse contexto para fazer um trabalho escolar!

Responder
Perfil
Jadeceli Dos Reis Pereira comentou:

Muito bom esse contexto estou usando para um trabalho da escola

Responder
Perfil
lara comentou:

hahaha demais ajuda pakas no trabalho

Responder
Perfil
SNAILA EDUARDA comentou:

amei me ajudou no trabalho de geografia tirei nota 10

Responder

Deixe o seu comentário


Clikaki - Sempre mais!
Anuncie no site | Google + | Direitos Autoriais | Políticas de privacidade | Parceiria