Você está em: Clikaki »   Tecnologia » Informática » Peças do computador e suas funções

Data de publicadaPublicado em e atualizado em 13 de março de 2013 às 09:27
Autor Por: Guilherme

Peças do computador e suas funções

Não sabe para que serve alguns cabos? ou como o computador funcina? Não perca tempo e clique aqui para saber mais sobre o computador.

Muitas pessoas que usam um computador desktop não sabem para que servem algumas peças e isso acaba dificultando-as na hora de usá-lo, por isso é necessário saber para o que serve cada peça.

O computador é, na verdade, um sistema que funciona em conjunto. Esse conjunto se divide em duas partes: as partes físicas que são possíveis de tocá-las que são chamadas coletivamente de hardware e o software que ao contrário das partes físicas é impossível ser tocado, pois os softwares são os programas que o computador possui.

Ou seja o computador tem duas partes: Hardware é a parte que você chuta e Software é a parte que você xinga.

Não falaremos dos softwares, vamos falar nesse post das peças que podem ser tocadas e que você mesmo com bastante cuidado pode fazer a manunteção.

Acontece que as peças do computador são circuitos elétricos. Isso quer dizer que dentro de cada peça existem como se fossem microfios que passam corrrente elétrica. Dentro do nosso próprio corpo existe uma energia que produzimos chamada energia estática.

Você deve tomar muito cuidado ao manusear as peças do seu computador ou você pode acabar estragando mais ainda ele.

Abaixo algumas peças que normalmente um computador possui e suas funções.

Processador

Processador

Como o próprio nome diz, processador é quem faz o trabalho pesado das coisas. Tudo, absolutamente tudo o que o computador vai fazer passa pelo processador. Uma curiosidade é que, processadores da linha zEnterprise da IBM podem processar até 50 bilhões de processos por segundo, porém, um processo de cada vez. Por mais potente que seja um processador ele só pode processar uma coisa de cada vez, não se compara ao nosso cérebro que faz várias coisas ao mesmo tempo.

A similaridade com o cérebro é que pelo processador passam todas as informações necessárias que o computador precisa para funcionar, assim como no corpo humano.

Sua função é pensar.

Disco-RígidoUnidade de disco rígido.

Nele esta armazenado todas as informações e programas de um computador. Normalmente ele é o principal meio de armazenamento de um computador. Todas as suas fotos, as músicas, os vídeos, jogos e qualquer outra coisa que você salve no seu computador fica armazenada na unidade de disco rígido.

É também chamado de HD, hard disk e recebe esse nome porque ele tem o formato de um CD e neles são gravadas informações a laser. É um disco duro, ou disco rígido por ser feito de metal cheio de bobinas elétricas.

Sua função é armazenar todos os arquivos.

Memoria-RAMMemória RAM

Suponhamos que o disco rígido fosse um armário cheio de arquivos. Agora suponha que a Memória RAM seja uma mesa de seu escritório. Quanto maior a mesa, mais objetos do armário você pode colocar em cima dela, não é verdade? É assim que funciona a Memória RAM.

A memória RAM é como se fosse uma mesa de um escritório cheia de arquivos que você está usando. Os arquivos que ficam na Memória RAM são geralmente aqueles que o processador está processando. Diferente do disco rígido, a memória RAM armazena arquivos temporariamente e a cada novo processo do computador um novo arquivo entra na memória RAM. Isso quer dizer que, quanto mais você tiver de memória RAM, mais coisas você poderá fazer ao mesmo tempo.

Sua função é separar os arquivos que o processador vai processar.

Mouse

Essa é fácil de acertar. Esse dispositivo permite que você possa apontar e selecionar itens na tela do computador. Existem vários modelos de mouse, mas o mais usado é um que se parece com um rato porque ele cabe facilmente na sua mão. Cada movimento que você percorre pela tela, cada clique que você dá é o processador quem está fazendo.

Sua função é disparar eventos com o movimento e cliques do mouse.

Teclado

Ele é geralmente usado para digitar textos no computador, mas também é possível mexer o computador apenas com ele. A vida pode ser dura sem um mouse, mas sem um teclado ela não existe. Alguns computadores nem funcionam se não existir um teclado instalado nele. Ele é um dispositivo de entrada como o mouse, o computador recebe a informação dele, e devolve ao usuário na tela do monitor.

Sua função é disparar eventos a cada botão teclado.

Monitor

Nele são exibidas as informações em forma visual. Ao contrário do teclado e do mouse, o monitor é um dispositivo de saída. Depois que todo processo foi feito, o que é, desde um movimento do mouse, até o carregamento de um jogo pesado, a informação final é geralmente exibida num dispositivo de saída para o usuário, sendo ele o mais comum, o monitor. Os processos, para quem não sabe são pulsos elétricos binários que formam uma instrução. Essa instrução é feita atraves dos números 0 e 1 em uma sequência que só os computadores entendem, os seres humanos também, mas demora um pouco mais. Daí o monitor exibe essa informação mas de uma maneira muito bonitinha.

Sua função é exibir o processo final de maneira organizada para o usuário. (A placa de vídeo é responsável por fazer isso, o monitor só serve pra exibir mesmo.)

Impressora

Ela pode transferir dados do computador para o papel. Não é necessário uma impressora para usar o computador, mas ele é um ótimo dispositivo.

Existem dois tipos de impressoras que são: as de jato de tinta e de laser.

Alto-falantes.

A sua única função e tocar som. Eles podem vir embutidos no CPU ou ser conectado com cabos.

Modem

Ele é usado para que o computador possa se conectar a Internet, esse dispositivo envia e recebe informações do computador por linha telefônica ou cabo de alta velocidade.

Avalie e compartilhe este artigo:

Peças do computador e suas funções
15 votos, média de votos: 3.53 (pontuação: 73%)
publicidade

Comentários

luisgustavo.furtadocaldas.3
Luis Gustavo Furtado Caldas comentou:

esse site explica de um jeito q fica mais fácil de entender

Responder
ivonete.rocha.900
Gustavo Teixeira comentou:

Muito bom esse site!

Responder
Henrique comentou:

Tirei 10 No meu trabalho sobre as peças de computador esse site é nota 100000000000000000000000000000000000

Responder
Henrique comentou:

Muito informativo gostei :).

Responder
alex comentou:

essas palavras sao muito boa para o nosso apredizado com a infomatica

Responder
ayala comentou:

essas palavras são mas fácil de aprender sobre informatica eu aprende muito sobre isso ♥♥♥◘

Responder

Deixe o seu comentário

Cidade no sul da frança proíbe fantasias de PAYDAY 2

Confira os grandes lançamentos de novembro nos cinemas brasileiros

Boatos dizem que TIM será repartida entre Claro, Oi e Vivo

Como ver meu seguro desemprego pela internet

Drones podem invadir clássico de Manchester

Anuncie no site | Google + | Direitos Autoriais | Políticas de privacidade |