Você está em: Clikaki »   Esportes » Futebol » Por que a seleção holandesa joga de laranja?

Por que a seleção holandesa joga de laranja?

Mistério

Na maioria das vezes as cores dos uniformes das seleções são as mesmas presentes nas bandeiras do seu país, saiba o porque do uniforme da Holanda ser diferente.

seleção-holandesa

Descubra o motivo da Holanda jogar de laranja (Imagem: Reprodução)

Você já deve ter se perguntado alguma vez, o motivo da seleção holandesa jogar de laranja, sendo que sua bandeira é azul, branca e vermelha. Bom, fique sabendo que nem sempre foi assim. A Holanda é um dos países fundadores da FIFA e em sua primeira partida oficial contra a Bélgica, em 30 de abril de 1905, foi utilizado para disputa uma camisa na cor branca com listras em vermelho, branco e azul e calção e meias pretas.

Porém, com o passar do tempo a seleção holandesa acabou adotando a cor laranja em seu uniforme principal. A cor laranja é a cor oficial da dinastia reinante no país, os Orange-Nassau. Durante algum tempo, a cor laranja fazia parte da bandeira holandesa, porém no século XVII o vermelho acabou substituindo o laranja, devido ao fato do laranja ser uma cor muito instável que acabava se tornando vermelho quando era exposto ao sol.

Mesmo assim, o laranja ainda continuou sendo a cor oficial do país e da seleção de futebol que recebeu o apelido de Oranje – que significa Laranja em holandês. Até hoje a Holanda usa o laranja no seu primeiro uniforme, enquanto o segundo apresenta as outras cores da sua bandeira.

Laranja Mecânica?

Como já dito, a seleção holandesa é um dos países fundadores da FIFA, porém ela não foi uma potência do futebol mundial nos seus primeiros anos. Seu primeiro destaque foi em 1974, a seleção holandesa foi considerada favorita para a Copa do Mundo daquele ano, graças ao belo futebol que apresentavam, sob o comando do capitão Johan Cruyff e do técnico Rinuas Michels. O sucesso foi tanto que os holandeses foram apelidados de “Carrossel holandês” e “Laranja Mecânica” (em relação ao filme de Stanley Kubrick, lançado em 1971).

Graças ao "futebol total" a seleção holandesa ficou conhecida como "Laranja Mecânica"

Graças ao “futebol total” a seleção holandesa ficou conhecida como “Laranja Mecânica”

Apesar das boas atuação essa seleção acabou não vingando e caiu na final ao perder para a Alemanha Ocidental por 2 a 1.

Compartilhe este artigo:

publicidade

Deixe o seu comentário

Siga-nos

Participe

Cadastre-se

Cadastre seu email para receber as últimas novidades

Ofertas