Você está em: Clikaki »   Variedades » Curiosidades » Por que ás vezes vemos a lua durante o dia?

Por que ás vezes vemos a lua durante o dia?

Astronomia

É possível avistar a lua durante o dia, devido as diferentes horários que ela surge no céu e pela inclinação dos raios solares.

lua-durante-o-dia

Você já deve ter visto alguma vez a lua em dia um ensolarado, e se perguntado o que ela está fazendo ali. A resposta a essa pergunta é muito mais simples do que parece. A lua está sempre presente no céu, porém apesar de ela possuir luz própria, a unica maneira de vê-la é quando de algum modo, ela é refletida pela luz do sol.

A lua pode ser vista no céu durante o dia em duas de suas fases, na crescente e na minguante, já na cheia e na nova nós não a vemos, entenda o porque abaixo.

Dos 29,5 dias que formam um ciclo lunar, nos só não conseguimos avistar a lua durante o dia quando ela está nas fases de lua cheia e de lua nova. A razão disso é que durante a nova, ela se encontra entre a Terra e o Sol – porém sem bloqueá-lo, como eclipses), isso faz com que o seu lado oculto esteja voltado para nós, sendo assim ela não recebe luz e não aparece. Já a cheia, não a vemos por que ela ainda está abaixo do horizonte quando escurece, ou seja, ela só nasce quando o Sol se põe, e se pões quando ele nasce.

A lua vista durante o dia, como já dito só aparece durante as fases minguante e crescente. A primeira só pode ser vista durante a manhã, o motivo é que a lua minguante nasce imediatamente após o período da cheia, à meia-noite, e permanece nos céus durante 12 horas. Já a segunda só aparece depois do meio-dia, a razão disso é que a lua na sua fase crescente só nasce na metade do dia, quando fica iluminada em cerca de 50% de sua superfície durante 12 horas.

A lua surge no céu em diferentes horários, isso se deve pelo fato de, a cada dia, ela nascer 48 minutos mais tarde. Ou seja, conforme a posição da lua em relação aos raios de sol vai se alterando, as suas fases também mudam e o horário de sua aparecimento no horizonte.

Compartilhe este artigo:

publicidade

Deixe o seu comentário

Siga-nos

Participe

Cadastre-se

Cadastre seu email para receber as últimas novidades

Ofertas