Você está em: Clikaki »   Variedades » Curiosidades » Por que não nos lembramos de quando éramos bebês?

Por que não nos lembramos de quando éramos bebês?

Descubra

Os primeiros anos da nossa vida são importantíssimos, mesmo assim não lembramos nada dessa época, mas por que?

É impossível se lembrar de quando éramos bebês (Imagem: Reprodução)

É impossível se lembrar de quando éramos bebês (Imagem: Reprodução)

Mesmo os primeiros anos de nossas vidas sendo tão importantes para a nossa formação, é impossível se lembrar do que vivemos antes de completar 30 meses – ou dois anos e meio de idade. O nos resta é apenas ouvir nossos parentes contando sobre como eramos, como nos comportávamos e do quão bonitinho eramos.

O fato de não nos lembrarmos de nada é chamado de amnésia infantil, causada pelas diversas mudanças estruturais que acontecem no cérebro das crianças. Quando ainda estamos nos nossos primeiros anos de vida, o sistema nervoso central não está totalmente desenvolvido, além disso nosso encéfalo possui a metade do tamanho que terá quando estivermos adultos, ou seja, sua estrutura irá mudar e novas células e conexões neurais irão aparecer.

As informações coletadas quando ainda somos bebês são salvas de uma maneira diferente (Imagem: Reprodução)

As informações coletadas quando ainda somos bebês são salvas de uma maneira diferente (Imagem: Reprodução)

Porém, não significa que os conhecimentos a respeito do mundo não vão ser registrados só porque nosso encéfalo ainda está pouco desenvolvido, as informações coletadas quando somos bebes são arquivados, porém de uma forma diferente, com um contexto e referências totalmente diferentes das quais utilizamos quando crescemos, as tornando inacessíveis. Mesmo assim, algumas memórias dos seus primeiros meses de vida influenciam mesmo que inconscientemente na vida adulta.

Não confunda a memória que utilizamos para relatar eventos ou para reviver situações com a usada para os aprendizados como andar e falar, que não são perdidos com a idade. E como já dito a pouco, eventos que ocorreram nesse período continuam influenciando na vida toda, visto que a construção da vida é uma linha, e os primeiros acontecimentos terão relação com os posteriores.

Compartilhe este artigo:

publicidade

Deixe o seu comentário

Siga-nos

Participe

Cadastre-se

Cadastre seu email para receber as últimas novidades

Ofertas