Você está em: Clikaki »   Variedades » Curiosidades » Por que o pôr-do-sol é vermelho ?

Por que o pôr-do-sol é vermelho ?

Radioatividade

Antes de sumir no horizonte, o Sol nos deixa uma bela paisagem avermelhada no céu. Você sabe por que isso acontece?

Pôr-do-Sol4

A radiação é responsável pela mudança da cor do céu no pôr-do-sol.

O Sol como sabemos, é uma estrela. Um corpo luminoso e por isso transmite vários tipos de radiações, como o raio ultravioleta, infravermelhos e muitos outros. Mas o que o Sol mais emite são as radiações eletromagnéticas, visíveis a olho nu, e nós as chamamos de luz. Na verdade, todas as radiações são emissões de energia eletromagnética, a única diferença é no tamanho da onda de cada uma.

Mas não precisamos ir tão fundo na Física para entender o pôr-do-sol vermelho. O que importa é termos em mente que o olho humano só é capaz de captar algumas faixas de radiação, situadas entre 4.000 e 7.800 de uma escala. Faixas de radiação que, dependendo do tamanho de onda de cada uma, o nosso cérebro entende como cores, cores que nós chamamos de azul, vermelho e amarelo.

Pôr-do-sol-2

No inicio e no fim do dia, a camada atmosférica é quase duas vezes maior, já que os raios do Sol precisam atravessá-la em diagonal.

Entre as radiações de tamanho de onda visíveis ao olho humano, o Sol emite praticamente a mesma quantidade de cada uma. E por isso, se não existisse atmosfera, que não funciona como uma espécie de filtro, que impede a passagem de algumas dessas radiações, o céu não pareceria azul, mas sim preto, que é a ausência de cor.

Os astronautas sabem disso, pois quando estão no espaço, mesmo sobrevoando a face da terra quando é dia, vêem o Sol como uma grande estrela brilhante com o céu preto.

Os fotógrafos também conhecem o fenômeno. Com um simples filtro acoplado a lente das câmeras, que barram a entrada de raios de determinados tamanhos de onda, conseguindo assim, mudar a cor do céu que está a olho nu amarelo, para roxo na lente da câmera.

O que um filtro fotográfico tem a ver com a cor do entardecer ?

Tem tudo a ver, como já foi dito, a atmosfera funciona como um filtro, e o filtro da câmera forma uma barreira para a radiação solar. O que nos faz ter a sensação de céu azul, é a atmosfera iluminada por um efeito que é conhecido como espalhamento.

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes

Compartilhe este artigo:

publicidade

Deixe o seu comentário

Siga-nos

Participe

Cadastre-se

Cadastre seu email para receber as últimas novidades

Ofertas