Você está em: Clikaki »   Saúde » Bem-Estar » Pressão baixa faz mal?

Pressão baixa faz mal?

Hipotensão arterial

A pressão arterial baixa ou hipotensão arterial é uma condição na qual ocorre uma diminuição da pressão nas artérias, pressão essa necessária para que o sangue chegue aos tecidos do corpo.

Ter um controle regular da sua pressão arterial é uma das principais formas de ter boa saúde. (Foto; Reprodução)

Ter um controle regular da sua pressão arterial é uma das principais formas de ter boa saúde. (Foto; Reprodução)

O que é

A pressão arterial baixa ou hipotensão arterial é uma condição na qual ocorre uma diminuição da pressão nas artérias, pressão essa necessária para que o sangue chegue aos tecidos do corpo. Nesse caso, as células não recebem oxigênio e nutrientes suficientes para funcionarem normalmente.

A pressão baixa não é uma doença e sim um sinal indicativo de que algo de errado está acontecendo com o nosso organismo. Quando a pressão fica abaixo de 10×7 (como se diz na linguagem popular) ela é considerada baixa. Isso é muito comum entre mulheres e nas pessoas com constituição física fraca, pois elas têm um desenvolvimento muscular diminuído.

A hipotensão arterial não representa um grande risco para a saúde e, geralmente, há uma tendência pessoal e, ás vezes, até familiar para o seu aparecimento. Ela pode ocorrer como consequência de muito calor ou de uma alimentação com pouco sal e baixa ingestão de líquidos.

Sintomas da pressão baixa

Os principais sintomas da pressão baixa são: enjoo, vertigem, sensação de vista escura ou visão borrada e até desmaios. Todo cuidado é pouco, porém, pois alguns desses sintomas podem ser de pressão alta. Quem faz essa distinção é um profissional da área de saúde (médico ou enfermeira).

A queda da pressão arterial pode ocorrer em algumas situações, tais como: numa hemorragia externa, numa reação alérgica, após uma picada de inseto, em traumatismo de modo geral, na desidratação, em sangramentos internos, nas queimaduras, nas intoxicações e em doenças do coração ou dos pulmões.

Uma das causas mais comuns de queda na pressão arterial é a hipotensão postural, que é o que ocorre quando uma pessoa fica muito tempo agachada ou em pé e, de repente,muda a posição do corpo de posição. Podem ocorrer tonturas e vista turva, sensações essas que desaparecem após alguns instantes. Esse fato nem sempre ocorre em pessoas doentes, mas sim em indivíduos mal condicionados fisicamente.

O que fazer em casos de pressão baixa

Quando ocorre a queda da pressão arterial de uma pessoa, devemos deixá-la deitada em um lugar fresco, se possível, e dar-lhe líquidos ou alimentos salgados. As pessoas que têm tendência a ter hipotensão arterial devem manter sempre um alimentação rica em vitaminas e sais minerais, misturando cereais, frutas, legumes, peixes e ovos.

Tratamento

Alguns exercícios dentro da água, como natação e hidroginástica, podem ajudar a melhorar a força de contração do coração e normalizar a pressão nas artérias. Quando as medidas de ordem geral não melhoram a pressão arterial, os médicos, e só eles, utilizam medicamentos que provocam a contração das pequenas artérias, contribuindo para aumentar a sua pressão.

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes

Compartilhe este artigo:

publicidade

Comentários

Boneca Africana comentou:

quero agrqdecer pela explicaçao dada visto que muito de nos tem ainda uma ideia errada sobre a tensao baixa e nao nos preocupamos com ela.
nos ultimos tempo tenho estado a controlar a minha tensao e ela nao tem se alterado continua sempre baixa, e hoje decedi fazer uma consulta para que o medico possa me explicar melhor ou receitar algo para que eu possa fazer para que a minha situacao altere.
e gostaria de saber se a tensao baixa deixa a pessoa enxada porque nos ultimos dia tenho notado que estou enchada.

thank you

Responder

Deixe o seu comentário

Siga-nos

Participe

Cadastre-se

Cadastre seu email para receber as últimas novidades

Ofertas