Você está em: Clikaki »   Educação » Biologia » Principais características do cerrado brasileiro

Principais características do cerrado brasileiro

Natureza

O cerrado é muito conhecido por sua vegetação diferenciada e suas árvores com galhos retorcidos.

Cerrado brasileiro

O cerrado é uma das vegetações mais comuns do Brasil.

Uma das vegetações mais comum no Brasil é o cerrado, uma das florestas mais famosas é a que se estende do Amapá até o estado do Paraná com uma área de aproximadamente 2 milhões de km2. O tipo de região mais propício para o surgimento do cerrado são lugares com um clima que conta com muita chuva e muita seca. As duas principais características da árvore do cerrado são que elas contêm um aspecto ressecado e espinhoso. Já o solo do cerrado na maioria das vezes é formado por variações e relevos, por isso ele é muito presente em regiões de planalto.

Clima do cerrado brasileiro

O clima do cerrado pode ser divido em meses, ou seja, no inverno ele terá seis meses de seca e no verão o clima é constantemente quente e com muita chuva. Na maior parte do ano a temperatura no cerrado é de 24ºC, mas em alguns períodos do verão os termômetros ultrapassam os 40ºC e no inverno chega em torno de 12ºC. Como já dito a chuva no cerrado chega durante o verão que ocorre durante os meses de outubro a março, elas tem a função de dar mais umidade e estabilidade ao solo.

cerrado no planalto

O planalto é a região mais propícia para o surgimento do cerrado.

Fauna do cerrado brasileiro

A fauna do cerrado brasileiro é muito rica e diversa, é muito comum encontrar nessas áreas espécies de animais invertebrados e vertebrados, dentre eles se destacam os animais silvestres como anta, cervo, lagarto,papagaio, tatu, cobra entre outros.

anta

A anta é um dos animais mais comuns no cerrado brasileiro.

Vegetação do cerrado brasileiro

Assim como a fauna a vegetação do cerrado brasileiro é muito rica e variada, nela é possível encontrar áreas cobertas por vegetações com características semelhantes como pequenos arbustos retorcidos e grama verde. É possível encontrar também uma grande diversidade de flores.

vegetação do cerrado

As árvores do cerrado tem como característica principal o seu galho retorcido.

Hoje em dia estimasse que existam mais de duzentas mil espécies de arvores, plantas e arbustos no cerrado brasileiro – porém em épocas de seca essa número diminui.

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes

Compartilhe este artigo:

publicidade

Deixe o seu comentário

Siga-nos

Participe

Cadastre-se

Cadastre seu email para receber as últimas novidades

Ofertas