Você está em: Clikaki »   Saúde » Tratamentos » Qual o melhor tratamento para pneumonia?

Qual o melhor tratamento para pneumonia?

Infecção

Conheça um pouco mais sobre a pneumonia, quais são seus sintomas e como é tratada.

A pneumonia é uma infeccção no pulmão.

A pneumonia é uma infecção que ocorre no pulmão.

A pneumonia é uma doença causada na maioria das vezes por bactérias ou vírus, porém os fungos também podem ser agente causadores. Basicamente a pneumonia é uma infecção que ocorre no pulmão, que é um dos principais órgãos do corpo humano, responsável pela oxigenação do sangue e pela eliminação do gás carbônico do corpo.

Para entender precisamente onde a doença se instala é necessário saber qual a estrutura do pulmão. A primeira parte do pulmão é à traqueia, dela saem dois brônquios, que dividem o lado direito e o esquerdo do pulmão. Dentro de cada um deles, existem uma série de ramificações, que ficam cada vez mais finos, podendo ser comparados ao galhos de árvores, conforme ele vai diminuindo, as ramificações menores recebem o nome de bronquíolos. Na ponta de cada bronquíolo fica o alvéolo, sacos microscópicos que são responsáveis pelas trocas gasosas. É ai que os agentes infecciosos da pneumonia se instalam.

Quais são os sintomas da pneumonia

Os principais sintomas da pneumonia são febre acima de 38ºC, tosse com catarro, dor torácica e falta de ar. Muitos acabam confundindo uma gripe forte com pneumonia, porém é possível diferenciar as duas doenças prestando atenção aos sintomas: na pneumonia, o cansaço é muito maior, a febre dura mais tempo, e as tosses são acompanhadas de dor.

Como tratar a pneumonia?

Antes é preciso detectar qual o tipo de pneumonia que o paciente está sofrendo, se é bacteriana (causada por alguma bactéria que se instalou no pulmão) ou viral (causada pelo ataque de uma série de vírus). Caso for bacteriana, o tratamento é quase sempre feito a base de antibióticos, enquanto no viral, irá depender do tipo de vírus que causou a doença.

Porém, nos dois casos são utilizados medicações para baixar a febre e inalações para fluidificar as secreções. Além disso, são feitas higienizações nasais à base de soluções salinas. Outras recomendações são: repouso, ingerir bastante líquido e alimentação equilibrada.

Se você suspeita que esteja com pneumonia, o melhor a fazer é procurar um médico ele lhe indicará o melhor tratamento, quando mais rápido a doença é detectada, mais rápido é seu tratamento. Se não tratada a pneumonia pode trazer complicações a saúde.

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes

Compartilhe este artigo:

publicidade

Deixe o seu comentário

Siga-nos

Participe

Cadastre-se

Cadastre seu email para receber as últimas novidades

Ofertas