Você está em: Clikaki »   Educação » História » Quem eram os Maias

Quem eram os Maias

ìndios

Um pouco sobre a história deste grandioso e impressionante povo

a

A civilização maia surge na península de Yucatan na America central, em torno do ano de 1500 A.C, fortemente influenciada pela cultura dos “olmecas” mexicanos, que haviam desenvolvido um avançado sistema de escrita e calendários alem de ter uma religião muito complexa.

A população maia cresceu impulsionada pelos seus grandiosos avanços nas técnicas de cultivo e irrigação do milho e vários condimentos muitos dos quais presentes hoje em nossa mesa.

No período entre  300 há 900 D.C se conhece como a era clássica da cultura maia, era tal que se ergueram suas impressionantes cidades, entre outros avanços notáveis em sua escrita na aritmética e na astrologia. Estabeleceram um complexo sistema político de cidades estados que competiam entre si alem de criarem um interessante jogo de bola que funcionava para alavancar estas disputas. Os maias conseguiram através de seus avanços medir a orbita dos planetas com grande precisão. Suas cidades refletiam a existência de ciclos de construção e destruição sobre as estruturas e tecnologias do passado. Ainda que suas estruturas conseguiram sobreviver ao tempo, vemos hoje que elas eram de pedra e sem cor o que é um engano pensar que os maias não utilizavam de pintura em suas edificações, elas eram pintadas em cores bem vivas e demonstravam o prestigio de quem vivia naquela edificação.

Palenque-Mayan-Ruins

A partir do ano de 750 de nossa era, a civilização maia começou a entrar em colapso, por razões que se desconhecem. Uma teoria é que a população cresceu consideravelmente durante um período de clima favorável, este crescimento foi seguido de um grande desmatamento em busca de terras cultiváveis e as mudanças climáticas resultantes culminaram na perda das colheitas ocorrendo assim a fome  e guerras disputando os poucos recursos alimentícios restantes. Chegando ao ano de 830 as construções haviam cessado e as cidades foram abandonadas. Os maias então se instalaram em povoados agrícolas menores e suas grandes cidades desapareceram junto com a selva e a conquista dos espanhois.

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes

Compartilhe este artigo:

publicidade

Deixe o seu comentário

Siga-nos

Participe

Cadastre-se

Cadastre seu email para receber as últimas novidades

Ofertas