Você está em: Clikaki »   Educação » Ciências » Saturação de Soluções

Saturação de Soluções

Química

A maioria das substancias encontradas na natureza não são puras e sim misturas, uma ou mais substancias que se juntam para formar uma solução.

Conheça pouco mais sobre soluções, o que é solvente e soluto e em quais condições há misturas e soluções.

A maioria das substancias encontradas na natureza não são puras e sim misturas, uma ou mais substancias que se juntam para formar uma solução. Essas misturas podem ser constituídas de uma ou mais substancias onde aparenta aspecto uniforme estas misturas então são chamadas de soluções.

Um exemplo para que fique mais fácil de imaginar, o ar que envolve a terra é uma solução gasosa formada por dois gases como O2 e N2. Já uma solução liquida fica claro quando observamos um oceano que contem vários sais minerais dissolvidos, já um exemplo de solução sólida é o aço com suas ligas metálicas.

Como as soluções são formadas

Entenda como as soluções são formadas

Antes de tudo é preciso que haja dois componentes o solvente que seria aquele que dissolve e o soluto aquele que é dissolvido.

Solvente

O solvente é sempre encontrado em maiores proporções, sendo que existe certa quantidade de soluto na qual o solvente consegue dissolver, está quantidade é chamada Coeficiente de solubilidade.

Soluto

É chamado de soluto toda substancia que pode ser dissolvida no solvente, por exemplo, sal de cozinha NaCl + agua H2O. Neste caso o sal é o soluto e a aguá o solvente, onde a quantidade máxima de sal capaz de ser dissolvida em 100g de agua é de 36g a 20ºC.

A solução que apresentamos acima é considerada saturada, entretanto nem sempre encontramos a quantidade máxima de soluto, desta forma quando a quantidade de soluto é menos a solução é denominada insaturada.

Já em um sistema onde há 100 ml de agua e 50g de sal, e for submetido ao aquecimento e sob super agitação o sal dissolverá por completo. Dai então quando este sistema esfria em repouso absoluto até uma temperatura de 20ºC (inicial), será formada uma solução com maior quantidade de soluto (50g) do que a solução saturada anterior (36g).

Observe que o aumento da temperatura ocasiona o aumento da solubilidade desse composto em água, formando soluções supersaturadas.

Observando este detalhe percebe-se que está é uma solução conhecida como supersaturada. Nota-se também que adicionando mais um pequeno cristal de soluto, ocorrerá à precipitação de 14g de sal, essa precipitação também e denominada corpo de fundo.

50g

-36g

——-

14g

Assim compreendemos que a quantidade de soluto que pode ser dissolvido pelo solvente é proporcional a temperatura.

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes

Compartilhe este artigo:

publicidade

Deixe o seu comentário

Siga-nos

Participe

Cadastre-se

Cadastre seu email para receber as últimas novidades

Ofertas