Você está em: Clikaki »   Variedades » Curiosidades » Significado das tatuagens tribais

Significado das tatuagens tribais

Tatuagem

Significado das tatuagens tribais. As tatuagens indicavam a posição social da pessoa. Também indicavam a riqueza, direitos familiares e o papel daquela pessoa na sociedade.

Significado das tatuagens tribais

Significado das tatuagens tribais

Desde os primórdios da humanidade, as tatuagens são feitas em ambos os sexos, como uma maneira de se expressar.

Hoje em dia, boa parte das tatuagens é feita motivada pela expressão de liberdade pessoal e pela singularidade. Também existem aqueles que tatuam algo no seu corpo para se lembrar de alguma coisa marcante que aconteceu em sua vida. Outros se tatuam apenas para demonstrar seu amor por um ídolo ou pela pessoa amada.

De fato, a grande maioria das tatuagens tem a ver com as tradições que uma pessoa leva consigo: membro ou não membro de um grupo, expressão religiosa, convicções espirituais e até crenças mágicas.

Independente da razão pode-se dizer que a tatuagem é um símbolo. O que é um símbolo? Podemos definir um símbolo como “uma imagem que conta uma história sem dizer sequer uma palavra”. Os símbolos tatuados no corpo são conhecidos para definir as paixões, as crenças e a identidade da pessoa.

Tatuagem tribal

Os traços simétricos ou assimétricos são evidentes nas tatuagens tribais

Antes de sair tatuando alguma coisa no corpo que talvez fira suas crenças, talvez se pergunte de onde ela surgiu e qual é o seu significado.

Significado das tatuagens tribais

A tatuagem tribal tem história milenar. Ela foi utilizada em várias épocas e em diferentes tribos e civilizações. Em 1991, uma múmia de mais de 5.000 anos foi encontrada com 57 tatuagens tribais espalhadas pelo corpo nos Alpes austríaco/italiano.

Um pouco antes, em 1981, os restos da múmia sacerdotisa egípcia Amunet foi encontrado com tatuagens nas pernas, nos braços e embaixo do umbigo. Estima-se que ela tenha vivido entre 2160-1994 antes de Cristo.

Estes são apenas dois exemplos de diferentes continentes, em épocas um pouco distantes, onde a tatuagem tribal obviamente existiu. Porém, a tatuagem em si, deve ter nascido junto a arte rupestre, naquela época em que os homens desenhavam nas cavernas.

Tatuagem Maori

Exemplo de tatuagem tribal do estilo Maori

As civilizações: Maori, Hawaii, Borneo, Celtas, Haida e Timucua  são algumas das civilizações antigas que, ao longo do tempo, fizeram uso das tatuagens tribais. Já que tantas fizeram o uso desse tipo de tatuagem, fica dificil de chegar a somente um significado para as tatuagens tribais.

Na maioria dessas tribos, as tatuagens indicavam a posição social da pessoa. É como se fossem generais que fossem ganhando determinadas patentes por seus atos de bravura e de força. Também indicavam a riqueza, direitos familiares e o papel daquela pessoa na sociedade que viviam.

Alguns desenhos eram simples, como algumas linhas ou círculos em determinados padrões, enquanto outros eram altamente formidáveis e muito bem elaborados.

Tatuagem tribal em mulheres

Muitas mulheres também optam por tatuagens tribais

As tatuagens tribais também indicavam soberania de um homem contra o outro em uma luta. Se o oponente tivesse traços que estivessem mal feitos, que os seus, provavelmente o oponente se sentiria retraído e acuado.

Algumas tatuagens tribais eram feitas como forma de espantar mal olhado e má sorte.

Tribal Tatoo

Tatuagens tribais são sempre muito bem trabalhadas

Hoje você não precisa de tatuagens tribais para se mostrar superior a ninguém. Porém as tatuagens tribais tem nelas um apelo simples: causam impacto a quem vê, quem faz gosta da maneira como é encarado e reforça um sentimento positivo sobre ele.

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes

Compartilhe este artigo:

publicidade

Comentários

thiago comentou:

Pow da hora a explicação em. Eu tenho um fechamento de tribal no meu braço direito… Oo

Responder
José Carlos comentou:

Acabei de tomar minha decisão, vou fazer um tribal no meu braço sempre achei as tatuagens de tribal lindas somado a essa explicação estou convencido do que fazer.
Grande abraço!!!

Responder
Fernando comentou:

Excelente explicação.

Responder
Paulo Roberto Barbo comentou:

Tenho uma tattoo no peito (no mamilo esquerdo). Curto bastante esse lance de histórias de civilizações antigas, e tomei a decisão de fazer o Sol (tribal) por realmente pensar que ele é um astro de positividade e energia, além de reger nossas vidas e o universo. Pensei muito (uns 2 anos amadurecendo a ideia) antes de fazer essa tatuagem que foi minha primeira; e deixo essa dica para todos que estiverem pensando em fazer uma também, pensem muito e tenham certeza do que querem tatuar no seu corpo, pois é pra sempre.
Todos ficam surpresos quando veem o sol tatuado num dos meus mamilos, e acham interessante, ousado, incomum, me perguntam se doeu pra fazer, e o significado que ela tem pra mim…?
Fiz por gostar e admirar tatuagens, não pra me exibir, mas é bacana quando alguém pára pra conversar comigo sobre a tattoo, e do papo se inicia uma amizade, isso é muito bom. Sou amarradaço na minha tattoo! Abraços!

Responder
Bruno comentou:

Eu sempre fui fã da tatuagem tribal prq é diferent e curioso prq a maioria das pessoas olham e fica tentando descobrir o q siquinifica sao traços diferentes d qualquer tatuagem…tem tatuagem q vc ver e nao fica espantado sabe prq?prq as pessoas estao acostumadas a ver tatuagens de dragao flor etc….mais pra mim as tatoo q chama mais atençao e desperta curiosidade sao as tribais e as em forma de retrato falado…

Responder
mary ferreira comentou:

cara tenho um tribal floral no braço tipo braçelete..acho lindaaaa…mas vi só alguns significados sobre tribal e gostei bastante dessa explicaçao..gostei muito mais da minha tatto agora!

Responder
Douglas Ferreira Rodrigues comentou:

Pow gostei bastante dessa explicação, tenho uma tatto tribal bem grande, pega metade do tronco, ou seja peito, ombro braço costelas e costas, e sempre me perguntava o que significa…

Minha opinião sobre tatto tribal é a seguinte, quando vc ve um desenho de uma imagen ou figura rapidamente vc sabe distringuir oque é, mais uma tribal é bem diferente não ter forma nem formato conclutivo, espanta uma pessoa olhar e não conseguir entender que desenho é aquele porem, na maioria das veses essas pessoas gostam….

A minha é mais no sentido de que eu so muito misterioso e não compreendido(na questão de não saber me espressar) e a tatto tbm, voce ve ela ali, porém não entende o que significa.

Responder

Deixe o seu comentário

Siga-nos

Participe

Cadastre-se

Cadastre seu email para receber as últimas novidades

Ofertas