Solo contaminado e suas doenças

Gostou? Seja +1!

Categoria: Saúde
Postado em:
Home » Saúde » Solo contaminado e suas doenças





O solo contaminado pode ser muito perigoso para uma pessoa e por isso é necessario cuidar bem dele.

Sabemos que o solo é muito importante para os seres vivos, porém não o respeitamos. Constantemente o solo vem sendo agredido com o uso inadequado de agrotóxicos e lançamento de lixo doméstico e de resíduos industriais em locais impróprios. Com essas atitudes inadequadas os irresponsáveis acabam por contaminar o solo, tornando-o um agente transmissor de doenças.

Solo contaminado

É aquele que contem micróbios causadores de doenças, ovos e larvas de vermes. No contato com o solo contaminado, muitas doenças podem ser transmitidas, tais como:

Tétano
Doença causada pela bactéria Clostridium tetani, que é colocada no solo pelas fezes de animais herbívoros. A pessoa contaminada por essa bactéria apresenta endurecimento dos músculos, travamento da boca e paralisação até a morte.

Verminose
Doença causada por verme. Alguns exemplos de doenças são: ascaridíase, teníase, oxiuríase e ancilostomose.

Ascaridíase
Doença causada pelo Ascaris lumbricoides, mais conhecido como lombriga. Esse verme migra por vários órgãos, dois deles são o fígado e pulmões. Geralmente eles não causam problemas enquanto estão migrando. Os sintomas dessa doença são: hemorragia, hemoptise, falta de ar e febre.

Teníase
Doença causada pela tênia ou solitária. Na maioria das vezes a teníase é assintomática. Mas, algumas vezes podem surgir transtornos dispépticos como: alterações no apetite, diarréia, enjôo, irritação, fadiga e insônia.

Oxiuríase
É uma verminose causada pelo Enterobius vermicularis, conhecido como oxiúro. Os sintomas desse verme são: irritabilidade e insônia.

Ancilostomose
Doença causada pelo Anclulostoma duodenale, conhecido como ancilóstomo. Quando o verme penetra na pele do hospedeiro, as larvas podem causar lesões traumáticas, e depois de um tempo alguns fenômenos vasculares.