Você está em: Clikaki »   Variedades » Curiosidades » Superpopulação mundial

Superpopulação mundial

Quanta gente!

Qual o limite populacional da Terra? Será que a superpulação já é uma realidade? Será que o planeta suporta tanta gente assim?

super-população

Chegamos a marca de 7.000.000.000 (7 bilhões) de pessoas que habitam o planeta Terra no dia 31 de outubro de 2011. Um número bastante expressivo! Para o ano de 2050, a Organização das Nações Unidas estima que a população mundial será de 9,3 bilhões de pessoas e, até o final do XXI, essa marca deverá ser superior a 10 bilhões de habitantes.

Qual o limite populacional da Terra? Será que a superpulação já é uma realidade? Será que o planeta suporta tanta gente assim?

Os cientistas ainda não chegaram a uma conclusão de qual é a capacidade de sustentação da Terra. Todos conhecem o seu poder regenerativo, porém, sabe também que quanto maior a demanda, maior será também a quantidade de recursos utilizados.

Uns acreditam que o planeta em que vivemos já está superpovoado, que alguns recursos essenciais como a água estão cada dia mais escassos e que, apesar de toda a tecnologia existente, nada seria capaz de mudar essa situação.

Fica evidente que, desde que a população mundial começou a crescer desordenadamente, os impactos ambientais causados pelo ser humano também aumentaram: Grande parte das florestas tropicais já foram destruídas, aumentaram consideravelmente os buracos na cama de ozônio com a emissão de gases poluentes, as reservas de água potável estão cada vez mais poluídas, etc…

Superpopulação Mundial

Crescimento desordenado da população mundial

Isso nos leva a fácil conclusão de que, quanto mais a população crescer desordenadamente, mais difícil será atingir o desenvolvimento sustentável e de que uma competição intra-específica (competição entre indivíduos da mesma espécie) pelos poucos recursos que sobrarem irá se instalar.

Por outro lado, estatísticas apontam “sem exagero, que somente o Estado do Texas, nos Estados Unidos, poderia a abrigar toda a população do mundo” facilmente. A população hoje é de 7 bilhões e o Texas tem 680 mil quilômetros quadrados de extensão. Isso representa mais de 102 metros quadrados por pessoa. Numa família de 5 pessoas seriam aproximadamente 510 metros quadrados disponíveis, o suficiente para construir uma casa bem grande.

super-população-mundial

Assim, o resto do planeta ficaria totalmente vazio e serviria para fins agrícolas, indústrias, educativos e recreativos.

Compartilhe este artigo:

publicidade

Deixe o seu comentário

Siga-nos

Participe

Cadastre-se

Cadastre seu email para receber as últimas novidades

Ofertas