Você está em: Clikaki »   Saúde » Tipos de policitemia

Tipos de policitemia

A policitemia é uma perturbação crônica que consiste na preça, no sangue, de uma proporção anormalmente alta de glóbulos vermelhos.

Policitemia o que é

A POLICITEMIA É UMA perturbação crônica que consiste na presença, no sangue, de uma proporção anormalmente alta de glóbulos vermelhos. Segundo sua origem, há várias classes:

Policitemia por estresse

Provocada pela redução do volume normal de plasma. Não precisa de tratamento.

Policitemia secundária

Aparece em pessoas que se mudaram para regiões de maior altitude a de seu lugar de moradia; tem sua origem na variação da pressão do oxigênio.

Policitemia secundaria devido a tumores: Acompanham quistos e tumores renais. Desaparecem ao se extirparem os quistos. Outras policitemias apresentam-se como perturbações secundárias de processos cancerígenos.

Policitemia vera

Deve-se a um excesso de produção de glóbulos vermelhos por parte da medula óssea devido a uma aecção desta. Aparece com maior frequencia em homens com mais de 60 anos.

No caso da policitemia vera, o paciente sente cansaço, dor de cabeça, sonolência, perda de memória, ardor depois do banho quente e formigamento nas mãos, no pé e no rosto; as mucosas podem assumir uma coloração vermelho-escura, como as veias da retina, que ficarão inchadas e tortuosas. Nas outras policitemia o paciente só apresenta os sintomas da perturbação que as ocasionou.

As policitemias são detectadas através de exame de sangue. O tratamento consiste em sangrias periódicas acompanhadas de quimioterapia. Podem ser confundidas com anemias carenciais e com meta-hemoglobinas.

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes

Compartilhe este artigo:

publicidade

Deixe o seu comentário

Siga-nos

Participe

Cadastre-se

Cadastre seu email para receber as últimas novidades

Ofertas