Você está em: Clikaki »   Saúde » Tuberculose, sintomas e tratamentos

Tuberculose, sintomas e tratamentos

Veja tudo sobre a tuberculose, o que é, tratamentos e sintomas.

tratamentos da tuberculose

O que é a tuberculose?

É uma doença infecciosa que geralmente começa nos pulmões e a partir deles pode se difundir por diversas partes do organismo. É muito contagiosa.

Que microorganismo a produz?

Antigamente a tuberculose era considerada uma doença hereditária e crônica ou uma afecção degenerativa, mas no ano de 1882 o bacteriologista alemão Robert Koch identificou o agente responsável por essa doença. Trata-se da bactéria conhecida como bacilo de Koch.

Em algumas regiões fala-se da tuberculose do gado bovino. Trata-se realmente da mesma doença?

São conhecidos quatros tipos de bacilo da tuberculose: o humano, o bonivo, o aviário e o dos animais de sangue frio. Na realidade, para o ser humano são perigosos os dois primeiros, enquanto que o aviário tem pouca repercussão nele e os de sangue frio não o afetam.

Como se produz a infecção?

As pessoas com tuberculose explusam no ar quando tossem. Partículas que contém bactérias. Essas, ao serem inaladas por uma pessoa sadia, iniciam nela o processo infeccioso.

Como as bactérias passam dos pulmões as outras partes do corpo?

Quando as bactérias chegam ao pulmão, o organismo põe em ação um sistema defensivo determinado a assusta a infecção. Determinados tipos de glóbulos brancos, os neutrófilos, são os encarregados de capturar essas bactérias, reintegrando-se à corrente contínua depois de ter executado a sua tarefa. Embora o pulmão seja o órgão mais afetado, alguns glóbulos brancos com seu conteúdo de bactérias da tuberculose podem passar da corrente sanguínea aos ossos, fígados, rins, meninges, etc

O bacilo só pode penetrar no organismo através do aparelho respiratório?

Embora na maioria dos casos a doença comece nos pulmões e a partir deles consiga outras localizações, a infecção também pode penetrar pela via digestiva (ingestão de alimentos com bactérias) e inclusive por contato direto, através das pequenas feridas.

Como se protege o organismo contra as bactérias?

Os glóbulos brancos, depois de capturá-las, as envolvem com células de diversos tipos, formando uma rede fibrosa rapidamente se calcifica. Estas cápsulas, chamadas tubérculos, têm o tamanho de um grão de milho e são de cor cinza; enquanto estão se formando, o paciente geralmente não mostra sintomas apreciáveis, pelo que esta fase da infecção, que se denomina tuberculose primária, pode passar despercebido. Embora o organismo tenha conseguido neutralizar as bactérias, não significa que a doença esteja curada.

Porque não se pode considerar a tuberculose curada depois de deformados os tubérculos?

Ao contrário do que ocorre em muitas outras doenças infecciosas, o doente não consegue eliminar os germes patogênicos de seu organismo, mas apenas conseguem isola-los. Enquanto estão dentro de tubérculos, as possibilidades de sobrevivência do paciente são as mesmas de um individuo sadio, mas existe o perigo que esses germes patogênicos consigam se libertar. Isto pode acontecer por diversos motivos, entre eles um estado de debilidade ou um processo de descalcificação, e então se passa de uma fase de tuberculose latente não infecciosa a uma fase posterior ativa e contagiosa.

Às vezes fala-se em cavernas pulmonares nos doentes tuberculosos, o que são?

São as lesões mais características que tuberculose pulmonar produz em sua fase ativa. Quando os bacilos conseguem ficar livres, atacam os tecidos dos pulmões e dão lugar a processos degenerativos de alcance variável, mas sempre de conseqüência muito mais grave do que as de infecção primária. As cavernas correspondem às cavidades que ficam depois que o pus de uma lesão degenerativa sai pelos brônquios.

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes

Compartilhe este artigo:

publicidade

Deixe o seu comentário

Siga-nos

Participe

Cadastre-se

Cadastre seu email para receber as últimas novidades

Ofertas