Um resumo sobre os incas

Gostou? Seja +1!

Categoria: História
Postado em:
Home » História » Um resumo sobre os incas





incas

A civilização que hoje conhecemos como "incas" teve sua origem em torno do ano 1200 de nossa era, em um pequeno grupo tribal do sul dos andes peruanos, provinham provavelmente do lago Titicaca, que dava ênfase na responsabilidade comunitária e na ajuda mutua nos constante enfrentamentos com tribos vizinha. Um destes enfrentamentos marcou, a principio do século XV, o inicio de um período de conquistas. Dois lideres incas sucessivos conduziram rapidamente seu povo a expansão de um império que, em seu momento máximo de esplendor, chegou a ter 1000 Km de terreno montanhoso, desde o equador até o sul do chile, passando pela costa peruana. A expansão do império inca se deu mais através da negociação, e a diplomacia incluindo os subornos do que a guerra propriamente dita; os incas pareciam impulsionado pelo seu desejo de expandir suas crenças religiosas, que girava em torno de um culto de adoração ao sol.

 

Os incas contavam com uma incrível rede de estradas e mensageiros, e um complexo sistema que permitia cultivar amplas zonas de terras nas regiões mais inacessíveis. Ainda que não dispunham de nem uma forma de escrita, contavam com um complexo sistema numérico. Suas cidades e sua arquitetura eram impressionantes, em particular pelo seu incrível trabalho na precisão de suas estruturas e no corte de grandes pedras, fizeram tudo isso sem possuir ferramentas metálicas.

machupixu

Os espanhóis comandados por Francisco Pizzarro  fizeram sua aparição em um momento em que os incas acabaram de sair de uma grande guerra civil originada pelo conflito entre dois irmãos que disputavam o poder. O novo imperador subestimou por completo o contingente espanhol e foi capturado. Para obter sua liberdade, colocou na mão de seus captores um imenso mapa onde dava a localização de casas onde guardava grandes tesouros de ouro e prata, porem Pizzarro matou o imperador, dando inicio a uma brutal campanha militar que arrasou rapidamente o núcleo do império Inca.

Chegando ao ano de 1540, a maior parte da America latina estava sobre o domínio espanhol e os incas haviam sido subjugados e obrigados a trabalhar em propriedades espanholas.

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes