Você está em: Clikaki »   Saúde » Gravidez » Vantagens do parto normal

Vantagens do parto normal

Na hora de nascer...

As vantagens do parto normal vão além dos benefícios para a mãe, mas se estendem também aos bebês.

Parto-normal

A dor do parto é como um detalhe necessário entre o vínculo mãe e filho. (Foto: Reprodução)

Estatísticas mostram de que cada dez mulheres que vão conceber um filho, quatro são cesarianas. Segundo a OMS, esse índice é mais que o dobro do recomendado. Além disso, médicos são categóricos ao dizer que os riscos do parto normal são menores e que a cirurgia alternativa só deve ser feita quando realmente é necessário.

“A dor é a permissão de você sentir o parto, de você estar em contato com o nascimento do seu filho.”
Sarita, mãe de três filhos de partos normais.

Talvez o medo de sentir a dor na hora de conceber o filho seja uma das razões para que as mulheres estejam optando pela cirurgia. Porém, enquanto muitas mulheres escolhem o dia e a hora para nascerem os seus filhos, outras ainda preferem dar a luz como suas avós. Muitas nem aceitam anestesia e descrevem a dor como um detalhe necessário entre o vínculo mãe e filho.

As vantagens do parto normal vão além de apenas para a mãe na hora de sentir a dor, as vantagens também se entendem aos bebês.

Vantagens do parto normal para a mãe

  • É a forma mais natural e com a recuperação mais rápida;
  • Beneficia a produção de leite materno;
  • Menor risco de alguma infecção;
  • Estreita os laços sentimentais com o bebê;
  • Muito mais barato;
  • Menor tempo de internamento hospitalar;
  • A cada parto normal, o tempo de trabalho de parto fica mais curto.
  • O útero volta ao seu tamanho normal mais rapidamente;

 Vantagens do parto normal para o bebê

  • O líquido que fica no pulmão sai com mais facilidade da criança quando o parto é normal. Isso se deve ao fato de que seu tórax é comprimido ao passar pelo canal vaginal, diminuindo seu desconforto respiratório ao nascer.
  • A criança se torna mais ativa e responsiva ao nascer, já que o bebê pode se beneficiar das alterações hormonais que acontecem com a mãe durante o parto.
  • Ao passar pelo canal vaginal, também, o corpo do bebê é massageado, o que vai torná-lo mais desperto para o toque e não vai estranhar tanto ao ser segurado quando nascer.
  • Pode ser posto imediatamente em cima da mãe, o que vai acalmá-lo.
  • Depois de limpo e vestido, se os dois tiverem saudáveis, podem ficar próximos um do outro, já que não é necessário ficar em observação.

O parto normal não pode ser realizado com dia marcado na agenda, mas o obstetra é capaz de apontar uma semana de maior propensão para o nascimento do bebê, de acordo com o site Tua Vida.*

Na rede pública o número de partos cirúrgicos não é alto, mas nas maternidades pagas chega a 80%. A parteira holandesa Mary Zwats, líder em defesa do parto humanizado é bem categórica:

“Morrem sete vezes mais mulheres em cesarianas do que partos normais. Em minha opinião, se você achou que é necessário, pode não ser o caminho mais fácil, mas sim uma mutilação em sua vida.”

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes

Compartilhe este artigo:

publicidade

Deixe o seu comentário

Siga-nos

Participe

Cadastre-se

Cadastre seu email para receber as últimas novidades

Ofertas