Você está em: Clikaki »   Variedades » Curiosidades » Você sabe para que serve o furinho na caneta BIC?

Você sabe para que serve o furinho na caneta BIC?

Mistério

Saiba aqui um pouco da história da caneta mais famosa do mundo e qual é o mistério por trás desse furinho enigmático.

A caneta BIC é a mais vendida no mundo todo.

A caneta BIC é a mais vendida no mundo todo.

Quem nunca usou uma caneta BIC na vida? Com certeza elas são um sucesso, não é atoa que diariamente são vendidas milhares de unidades no mundo todo. É praticamente impossível achar uma casa que não tenha uma caneta BIC, elas estão por todas as partes, em bolsas, mochilas, escritórios e até mesmo jogadas no meio da rua, algumas delas podem estar mastigadas, quebradas ou até mesmo sem tampa.

O criador da caneta esferográfica foi o húngaro László Bíró, um jornalista que já não aguentava mais encher canetas tinteiro e ter de esperar até que a tinta secasse após ele escrever. A ideia para invenção surgiu quando ele viu uma bola rolando sobre uma poça d’água, deixando um rastro de água por onde ela passava. Depois disso ele pediu a ajuda para seu irmão Gyôrgy, que era químico, para criar uma versão viável do objeto que pudesse ser comercializada.

No ano de 1938, os dois irmãos patentaram o seu diferencial uma pequena bolinha na ponta que ao ser rolada liberava a tinta do cartucho. Antes da versão dos irmãos Bíró, existiram outras versões de canetas esferográficas, porém a maioria deles não fez sucesso por apresentar vazamentos, ressecamentos e problemas na distribuição de tinta. Em 1940 os irmãos licenciaram o design para fabricantes dos Estados Unidos e da Inglaterra.

Mas, foi só em 1950 que o francês Marcel Bich criou a famosa BIC. A ideia do nome do produto veio do seu sobrenome, bastou ele apenas tirar a letra “h” e pronto, surgiu então a “BIC Cristal”. Além disso, ele fez melhorias no design da sua caneta e deu início à produção em massa e de baixo custo.

Uma das alterações feitas por Bich no design das canetas esferográficas dos irmãos Bíró foi o surgimento do enigmática furinho que fica na lateral de todas as BICs.

Mas afinal, para que serve esse furinho?

Apesar de muitos pensarem que não serve para nada, esse furo tem a função de igualar a pressão atmosférica, dentro e fora da caneta. Sem ele não seria possível utilizar a caneta dentro de um avião ou no topo de um prédio bem alto. Caso o furo não existisse a diferença na pressão faria com que a caneta explodisse.

A função do furinho lateral é

A função do furinho lateral é igualar a pressão atmosférica dentro e fora da caneta.

No ano de 1991, as canetas ganharam um novo furinho desta vez na tampa, que tem como objetivo trazer mais segurança aos seus usuários. Pois caso uma pessoa acabe se sufocando com a tampa, o furo nela permite que o ar continue passando.

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes

Compartilhe este artigo:

publicidade

Deixe o seu comentário

Siga-nos

Participe

Cadastre-se

Cadastre seu email para receber as últimas novidades

Ofertas