Você está em: Clikaki »   Tecnologia » Computador » Windows XP deixa de receber atualizações em abril

Windows XP deixa de receber atualizações em abril

Fim de uma era

Sistema Operacional deixará de receber atualizações de software e patches de segurança. Microsoft disponibiliza ferramenta para atualização para o Windows 8.1

Windows XP

Logo do Windows XP (Foto: Microsoft)

De acordo com o blog oficial da Microsoft, “Windows Experience Blog”, os atuais usuários do Windows XP começarão a receber notificações em seus computadores de que o Sistema Operacional deixará de receber atualizações de software e de segurança.

A data de encerramento de atualizações está marcada para o dia 8 de abril. A partir daí, os usuários serão notificados mensalmente que o sistema pode apresentar problemas de segurança, apesar de o Windows continuar a funcionar normalmente.

Além do Sistema Operacional, o antivírus Microsoft Security Essentials também não suportará mais o Windows XP. Ele continuará a receber atualizações de banco de dados e de vírus, mas apenas nos computadores em que ele já está instalado. Tais atualizações seguem até julho de 2015, mas durante esse tempo é possível que o antivírus apresente mensagens de falha de segurança.

De acordo com o site, “ZDnet”, a Microsoft provavelmente disponibilizará uma ferramenta que ajudará o usuário do Windows XP a migrar para o Windows 8.1. A ferramenta se chamará “PCmover Express” e deve estar disponível através do site WindowsXP.com. Também deverá estar disponível em português em algumas semanas.

Barack Obama Windows XP

Barack Obama e seu Windows XP

Ameaças pela descontinuidade

Só no Brasil, o Windows XP está em cerca de 20 milhões de computadores. No mundo, representa cerca de 1/3 a 1/4 de todos os computadores.

Por isso, especialistas na área de segurança computacional temem que criminosos explorem as falhas de segurança do Windows XP a partir de abril. O Sistema Operacional ainda é usado em diversas empresas e o número de criminosos nessa área é muito grande. Para que se tenha uma ideia, as próprias atualizações de segurança da Microsoft para os sistemas operacionais suportados, como o Windows 7 e Windows 8 involuntariamente fornecem dados sobre falhas em sistemas operacionais mais antigos.

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes

Compartilhe este artigo:

publicidade

Deixe o seu comentário

Siga-nos

Participe

Cadastre-se

Cadastre seu email para receber as últimas novidades

Ofertas