Você está em: Clikaki »   Educação » História » Xogunato Tokugawa

Xogunato Tokugawa

Xogunatos

Xogunato Tokugawa também foi conhecido como Edo bakufu ou Tokugawa bakufu

O Xogunato Tokugawa foi uma época durante a ditadura feudal estabelecida no Japão em 1603, mais precisamente 24 de março de 1063 por Tokugawa Ieyasu, esta época foi governada por xoguns que descendiam da família Tokugawa e terminou com a restauração Meiji em 3 de maio de 1868, a restauração do imperador pelo décimo quinto e último xogum, Tokugawa Yoshinobu. A capital do xogunato foi no castelo de Edo (atual Tóquio).

Tokugawa Ieyasu

Tokugawa Ieyasu

O Xogunato teve seu início durante o período Sengoku, foi um período em que o Japão sofria de uma grande instabilidade política, os senhores feudais disputavam terras e poder, onde geravam vastas ondas de guerras civis sangrentas. Cada guerra civil contribuía para o enfraquecimento do poder do Xogunato Ashikaga, dai em diante começaram tentativas constantes de reunificar o Japão.

Porem o Japão só começou realmente a se unificar durante a campanha do dáimio (grande senhor de terras) Oda Nobunaga. Ele firma domínio em Owari em 1559, em 1568 ele avança para a capital de Quioto e restaura o poder da corte real, 1575 ele destrói a seita budista Ikko-ikki, dando fim ao monastério de Enryaku-ji, 1582 Oda Nobunaga é assassinado por um de seus vassalos.

Após Oda Nobunaga ser assassinado Akechi Mitsuhide se aproveita de tal situação e assume o lugar de seu mestre, porém Toyotomi Hideyoshi, que lutava ao lado de Nobunaga age rapidamente e destrói as forças de Mitsuhide, e assim assume o controle.

Toyotomi Hideyoshi ganha o apoio dos seguidores de Nobunaga e forma alianças com vários outros dáimios importantes, assim ele continua com a campanha de reunificação do Japão. Após Hideyoshi finalmente derrotar a última resistência, família Hojo, a unificação militar do Japão estava completa.

Logo após a morte de Hideyoshi o poder começou a ser concorrido por senhores feudais novamente, entre eles quem se destacou foi Tokugawa Ieyasu, que usou seu poder político e militar, quebrando promessas e traindo o sucessor de Hideyoshi, iniciando uma batalha pelo poder. Tokugawa consegue destruir as forças apoiadores de Hideyore na batalha de Sekigahara, e em 1603 recebe o título de xogum do imperador.

Selo da família Tokugawa

Selo da família Tokugawa

Em 1866 é formada a Aliança Satsuma-Chôshu, composto pelo lider do Domínio Satsuma, Saigo Takamori, um dos feudos mais poderosos do Xogunato Tokugawa, e pelo lider do Domínio Chôshu, Kido Takayoshi, um feudo com grande desempenho no papel da era. Estes dois líderes então começam a apoiar o Imperador Kômei e começam a contestar as decisões do xogunato, que possuía poder absoluto.

Em 1867 o Imperador Kômei falece e logo em seguida sobe ao trono o 122º imperador do Japão, que por ordem de sucessão era, o Imperador Meiji.

Bandeira Xogunato Tokugawa

Bandeira Xogunato Tokugawa

 

0.00 avg. rating (0% score) - 0 votes

Compartilhe este artigo:

publicidade

Deixe o seu comentário

Siga-nos

Participe

Cadastre-se

Cadastre seu email para receber as últimas novidades

Ofertas