Clikaki

Acentuação das palavras oxítonas

As palavras oxítonas são classificadas assim por terem a tonicidade na última sílaba de uma palavra. As regras de acordo com o Novo Acordo Ortográfico para as palavras oxítonas não mudaram. Você se lembra de quais palavras oxítonas devem ou não ser acentuadas? Que tal uma revisão?

Regra básica:

Usando a regra básica de acentuação das oxítonas, vamos dar alguns exemplos de palavras acentuadas terminadas em –a, –e, –o, –éi, -éu, -ói, seguidas ou não de –s, ou em –em –ens. Exemplos:

Pronomes oblíquos:

Acompanhados dos pronomes oblíquos átonos: lo, la, las e no, na, nos, nas, são acentuados nas suas formas verbais as oxítonas, terminadas em a, e, o, ém, em. Confira:

Palavras terminadas em i ou u:

Palavras oxítonas terminadas em i ou u também podem ser acentuadas, desde que procedidas de outra vogal, formando um hiato, seguidas ou não da letra de plural s. Não serão acentuadas se forem seguidas de consoante e de semivogal, veja os exemplos:

Exemplo de palavras acentuadas: baú, Itaú, jaú, saí, baús.

Considerações:

Pronomes oblíquos com hiato i

Se acentuam as formas vogais terminadas em i, acompanhadas dos pronomes oblíquos átonos -los, -la, -los, -las quando a letra i formar hiato com a vogal que o antecede.

Acentos em oxítonas com ditongo decrescente

Também se acentuam as oxítonas que possuam as vogais i e u procedidas de ditongo decrescente ao, au, ei, ui quando estiverem na última silaba e for tônica:

Tanto um quanto outro

Em algumas oxítonas terminadas em vogal e, podem ser usados tanto o acento agudo quanto o acento circunflexo.