Clikaki

Internet grampeada?

Estados Unidos da América cria projeto de lei para grampear a internet.

Um novo projeto de lei, que será apresentado ao Congresso dos EUA nas próximas semanas, pode representar o mais duro golpe já visto contra a liberdade na internet.

Proposta pelo governo Obama, a lei determina que todas as empresas de internet sejam obrigadas a instalar sistemas de grampo para capturar os dados enviados e recebidos por seus usuários.

Isso significa que todos os meios de comunicação existentes na web (de serviços de e-mail, como o Gmail, até programas de telefonia, como o Skype) teriam de abrir brechas para as agências de espionagem do governo.

A medida afetaria inclusive empresas sediadas fora dos EUA, que seriam obrigadas a manter computadores em território americano para instalação de grampos.

O projeto causou revolta. “O governo quer instalar uma ‘porta fundos’ nos meios de comunicação”. As autoridades dizem que sua intenção é melhorar as investigações anti-terrorismo, e os grampos só seriam usados com mandado judicial.

Mas não foi isso o que aconteceu no passado. Em 2006, uma denúncia anônima revelou que a Agência de Segurança Nacional (NSA) mantinha um grampo ilegal na operadora AT&T – cujo tráfego era automaticamente desviado, sem autorização judicial, para espiões do governo.

E existem pessoas que ainda acreditam na privacidade da internet...