Você está em: Clikaki »   Educação » A carta de Pero Vaz de Caminha

A carta de Pero Vaz de Caminha

Brasil

O primeiro documento escrito no Brasil: a carta direcionada a “El-Rei D. Manuel”. A carta, escrita por Pero Vaz de Caminha registra as primeiras impressões que ele teve ao chegar ao solo brasileiro.

carta-antiga

O primeiro documento escrito no Brasil: a carta direcionada a “El-Rei D. Manuel”. A carta, escrita por Pero Vaz de Caminha registra as primeiras impressões que ele teve ao chegar ao solo brasileiro e também para lhe comunicar o descobrimento de novas terras. Esse documento é um considerado marco na literatura brasileira. Pero Vaz de Caminha era escrivão da frota de Pedro Álvares Cabral.

A carta de pero vaz de caminhaA carta pertence também ao quinhentismo, época onde foram escritas as primeiras cartas e documentos a respeito do Brasil, bem como aos residentes que aqui estavam.

A escrita da carta começou no dia 26 e abril, 4 dias depois de pisarem em solo brasileiro e só foi ficar pronta no dia 2 de maio. Nesse mesmo dia um dos navios de Cabral voltou para Lisboa, junto com a carta escrita por Pero Vaz de Caminha. Assim, a carta sobre o descobrimento do Brasil chegou as mãos de dom Manuel como um documento secreto e permaneceu escondida no arquivo nacional, na Torre do Tombo, em Lisboa, por um bom tempo.

A carta de Pedro Vaz de Caminha pode ser considerada a certidão de nascimento do Brasil!

Uma análise feita sobre a carta mostra que Pero Vaz mostra que ele foi bem detalhista em contar como foi à descoberta de nossas terras: o contato entre os europeus e os índios, chegando a notar as emoções de ambos, a primeira vista da terra que eles chamaram de Monte Pascoal em uma carta bem humorada que faz até comparação com o corpo das índias com as das mulheres portugueses.

Ao ler a carta, é como se você se sentisse a quinhentos anos atrás, junto com os europeus pisando em solo brasileiro. Quando Pedro Vaz de Caminha escreveu a carta, talvez nunca tenha passado pela sua cabeça tamanha importância de um documento como esse.

Trecho da carta de Pero Vaz de Caminha

Compartilhe este artigo:

publicidade

Deixe o seu comentário

Siga-nos

Participe

Cadastre-se

Cadastre seu email para receber as últimas novidades

Ofertas